sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Arábia Saudita deve executar 55 condenados por terrorismo




País executou mais de 150 pessoas este ano, o número mais alto dos últimos 20 anos

REDAÇÃO ÉPOCA

27/11/2015 - 11h56 - Atualizado 27/11/2015 11h56

A Arábia Saudita deve executar mais de 55 condenados por terrorismo, no que aparenta ser um aviso a aspirantes ao jihadismo, conforme noticiou o Guardian nesta sexta-feira (27). Os condenados mataram mais de cem civis e 71 seguranças, informa o jornal Okaz, sem especificar o período dos assassinatos.
Na segunda-feira (23), um jornal semioficial chamado al-Riyadh reportou que 52 pessoas seriam mortas em breve, mas removeu o conteúdo do site sem explicações. Segundo o Okaz, alguns dos terroristas eram filiados à Al-Qaeda e outros da cidade da região de Awamiya, predominantemente xiita, onde o governo reprimiu manifestações por direitos iguais. Diplomatas da capital Riyadh afirmam que o governo assegurou que não executará xiitas que protestaram. Residentes de Awamiya, no entanto, responderam às notícias fechando estradas e ateando fogo em locais da região.
Os supostos militantes da Al -Qaeda foram acusados de tentar derrubar o governo, realizando ataques com armas, explosivos e mísseis. Um prisioneiro teria tentado comprar o material nuclear no Iêmen para uso dentro da Arábia Saudita, segundo o jornal. As acusações contra os moradores Awamiya incluem ataques a funcionários de segurança e interferência no vizinho Bahrein.
>> Maryam Al Khawaja: “No Golfo, vidas valem menos que petróleo”
De acordo com o Guardian, a Arábia Saudita executou mais de 150 pessoas este ano, o número mais alto dos últimos 20 anos, segundo a Anistia Internacional.

Nenhum comentário: