sábado, 19 de dezembro de 2015

5 maneiras de saber se alguém está mentindo para você


Quer saber se alguém está dizendo a verdade? Não tem certeza se pode confiar no que seus filhos disseram que estavam fazendo na sexta feira à noite? Não sabe por que seu amigo deixou de ir ao seu aniversário? Não está convencida de que seu marido passou mesmo a noite trabalhando? O primeiro sinal pode ser encontrado mas mãos. 
Desmascare os mentirosos através destes 5 trejeitos comuns. (Foto: Getty Images)
Pesquisadores da University of Michigan, nos Estados Unidos, estudaram gravações de tribunais em um esforço para identificar a linguagem dos gestos usados por pessoas desonestas e constatou que, dentre outras coisas, as pessoas que estavam mentindo gesticulavam com ambas as mãos com muito mais frequência do que aquelas que estavam dizendo a verdade. Para identificar os sinais mais comuns na linguagem corporal e verbal dos mentirosos, os pesquisadores, que publicaram seus resultados na International Conference of Multimodal Interaction, examinaram cuidadosamente mais de cem vídeos de sessões de tribunal, incluindo testemunhos de inocência, de representantes de ONGs e casos nos quais o réu foi condenado injustamente. 
A natureza das imagens analisadas foi crucial para o estudo. Rada Mihalcea, professora de ciência da computação e engenharia na University of Michigan, participou do estudo lado a lado com o professor Mihai Burzo, que também ensina engenharia e ciência da computação. "Queríamos ver as mentiras em um ambiente real”, diz Mihalcea. “Poderíamos ter feito os testes no laboratório, pedindo aos participantes do estudo para mentir imaginando que estavam em uma determinada situação, mas entendemos que pode ser difícil criar um ambiente que realmente motive as pessoas a mentir. Mas no mundo real, existe uma verdadeira motivação para isso".
Os vídeos analisados incluíam os testemunhos de réus e testemunhas de acusação. Os pesquisadores se basearam no veredito para determinar quem era inocente. O áudio dos vídeos foi completamente transcrito e analisado, enquanto os gestos foram contados e codificados. 
Todos os dados foram colocados em um novo software de detecção de mentiras criado por Mihalcea e Burzo, junto com os colegas de pesquisa Veronica Perez-Rosas e Mohamed Abouelenien. O incrível algorítimo descobriu com precisão quem estava mentindo em mais de 75% dos casos (Seres humanos que receberam as mesmas informações só tiveram um acerto de 50%). Esta taxa impressionante coloca o algorítimo de Mihalcea perto da forma mais comumente aceita de detecção de mentiras, o polígrafo, que chega a ter 85% de precisão ao testar pessoas culpadas e 56% ao avaliar inocentes.
Embora Mihalcea acredite que esta pesquisa possa ajudar a polícia no futuro, ela não sugere que você comece a controlar meticulosamente o comportamento das pessoas, mas que apenas “reconheça que existem diferenças entre as pessoas que mentem e dizem a verdade que podem ser codificadas através da comunicação”. Basta aprender a perceber estas diferenças e agir de acordo com os resultados.
Tendo isso em mente, veja 5 dos sinais que os pesquisadores da University of Michigan encontraram com mais frequência. Isso pode não ajudar você a pegar um ladrão, mas pode ajudá-la a detectar mentiras a quilômetros de distância. 

1. Gesticular com ambas as mãos

Segundo a pesquisa, mentirosos movimentam muito mais as mãos do que pessoas que estão dizendo a verdade. Enquanto apenas 25% daqueles que diziam a verdade foram vistos fazendo isso, cerca de 40% dos mentirosos tinha este trejeito. Mihalcea diz que “este gesto pode acompanhar o esforço do cérebro para criar uma história”. Isso pode acontecer quando uma pessoa não tem mais o que dizer e começa a inventar.

2. Franzir a testa e fazer expressões nervosas

“Pessoas que estão mentindo franzem a testa com frequência”, explica Mihalcea. Apenas 10% das pessoas que diziam a verdade mostravam este trejeito. Nos mentirosos, este número subiu para 30% (Esperamos que este gato mau humorado seja uma exceção à regra. Gostamos muito desta bola de pelos para aceitar que ele anda mentindo para nós).

3. Contato visual direto

Embora muitos acreditem que os mentirosos evitam contato visual, os pesquisadores descobriram que eles olham nos olhos com muito mais frequência do que pessoas que estão dizendo a verdade. Nos vídeos estudados, os pesquisadores perceberam que os mentirosos passavam até 70% das interações olhando nos olhos das pessoas. Mihalcea acredita que isso se deva ao fato de que eles “estão tentando arduamente convencer os outros de que não estão mentindo, então usam todos os artifícios de confiabilidade disponíveis”. 

4. Falar mais do que o necessário

Mentirosos são mais propensos a tropeçarem em suas palavras enquanto lutam para inventar uma história crível ou fabricar uma pré-narrativa. "Isso é algo que é difícil de controlar", explica Mihalcea. "Quando você está pensando no que irá dizer, as palavras são racionais e lógicas, justamente para facilitar a compreensão da mensagem. Mas é difícil controlar as interjeições”. Um mentiroso fará o possível para ganhar tempo.

5. Evitar a primeira pessoa

Ao contar uma mentira, as pessoas estão mais propensas a se distanciarem das próprias ações usando pronomes de terceira pessoa, como “ele” ou “ela”, em vez de palavras de primeira pessoa, como “eu” ou “nós”. Muitas vezes, o discurso de um mentiroso também fica mais rebuscado, o que permite que ele se distancie psicologicamente da mentira.
É claro que estes métodos estão longe de serem infalíveis. Mas considerando que a maioria dos adultos não consegue ficar 10 minutos sem contar uma mentira, existe uma boa possibilidade de você evitar ser enganada algumas vezes, caso se lembre destes conselhos.
Sara Murphy

Nenhum comentário: