quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Delegado é investigado após briga com taco de beisebol em Cuiabá

03/12/2015 12h17 - Atualizado em 03/12/2015 12h58

Vídeo mostra agressão a rapaz em condomínio onde delegado mora.
Corregedoria da Polícia Civil recebeu denúncia e investiga o caso.

Denise SoaresDo G1 MT
Uma briga entre um delegado da Polícia Civil, de 53 anos, e um jovem de 23 em um condomínio no Bairro Jardim Itália, em Cuiabá, está sendo investigada. A confusão ocorreu no dia 18 de outubro e a denúncia contra o delegado foi recebida pela Corregedoria da instituição na semana passada.
O delegado José Antônio Cavadas Filho mora no local e se desentendeu com Rafael Von Heimburg, namorado de uma moradora do condomínio, como mostram imagens registradas por câmeras de segurança do residencial. Uma pessoa que acompanhava o delegado também agrediu o jovem usando um taco de beisebol. O advogado de Rafael, Alexandre César Lucas, informou que o jovem não quer comentar sobre o assunto. No entanto, disse que quem agrediu Rafael com o taco de beisebol é o filho do delegado.
A Polícia Civil informou através da assessoria que determinou a abertura de um procedimento administrativo disciplinar para apurar a conduta do delegado. Também pontuou que o Cavadas não exerce nenhuma atividade, uma vez que está de licença em processo de aposentadoria. Ele atuou como corregedor na Polícia Civil de Mato Grosso.
Rafael registrou queixa contra o delegado na polícia. No boletim de ocorrência, Rafael alegou que chegava ao condomínio de carro, na companhia da namorada, quando foi abordado por ele. Sem explicar o motivo, o jovem relatou que, exaltado, Cavadas passou a ameaçá-lo, dizendo que o mataria, agredindo-o com socos e o jogando-o contra o chão.
Imagem mostra briga com taco de beisebol em Cuiabá
(Foto: Arquivo pessoal)
Imagem mostra briga com taco de beisebol em Cuiabá (Foto: Arquivo pessoal)Imagens
As imagens do circuito de segurança mostram o momento em que os carros dos envolvidos ficam lado a lado, sendo do delegado à esquerda e o de Rafael à direita. O rapaz parece gesticular e dizer algo para Cavadas. Em seguida, o delegado sai do carro e vai em direção ao veículo de Rafael.
O jovem sai do carro e os dois passam a se agredir com socos e empurrões. A namorada de Rafael e uma pessoa que estava como passageira do outro veículo tentam evitar a briga.
Na outra gravação, Rafael aparece andando em direção à guarita do condomínio, na companhia de uma pessoa. O carro do delegado aparece nas imagens e estaciona ao lado do jovem. Um rapaz, usando um taco de beisebol, salta do veículo e passa a golpear Rafael.
Versão
Ao G1, o delegado declarou que Rafael o agrediu primeiro, além de fazer gestos obscenos com o dedo. Ele explicou que chegava no condomínio e que Rafael estava em um veículo à frente dele, perto da guarita.
“Ele entrou, deu ré e eu buzinei [para alertar], pois não sabia se ele tinha me visto atrás. Ele mostrou o dedo, fez um gesto obsceno. Eu o acompanhei e pelo vidro do carro ele me perguntou se eu estava o ameaçando. Fui tirar satisfação, fiquei nervoso”, explicou Cavadas.
Na versão do delegado, foi Rafael quem deu o primeiro soco. “Ele me acertou no olho, quebrou meus óculos. Tenho exames que comprovam isso. Eu fiz boletim de ocorrência”, disse. Cavadas não quis revelar a identidade da pessoa que agrediu Rafael com o taco de beisebol.

Nenhum comentário: