quinta-feira, 3 de março de 2016

Comando da PM determina punição para responsáveis por fechamento da MG-010

03/03/2016 07:42 - Atualizado em 03/03/2016 07:42

Tatiana Moraes - Hoje em Dia


Cristiano Machado/Hoje em Dia
Ontem, manifestação dos policiais civis e militares terminou na Cidade Administrativa

Comando da PM determina punição para responsáveis por fechamento da MG-010 O comando-geral da Polícia Militar (PM) irá apurar e punir os responsáveis pelo fechamento da Linha Verde durante protesto, nessa quarta (2), de membros da corporação contra o escalonamento salarial. A manifestação dos militares reservistas e de integrantes da Polícia Civil provocou caos no trânsito.

No ano passado, o governador Fernando Pimentel determinou tolerância zero para quem fechasse as vias da cidade durante protestos. Em alguns episódios, o cumprimento da ordem provocou conflitos entre policiais e manifestantes.

Após os atos dessa quarta (2), o comando-geral iria emitir uma nota interna determinando a punição para os organizadores do protesto.

Carreata

Os policiais saíram em carreata da praça da Assembleia Legislativa, no bairro Santo Agostinho, região Centro-Sul, por volta das 15h, em direção ao Centro Administrativo do governo, na zona Norte. O trânsito ficou travado por onde eles passaram. Em carros, vans e ônibus, os manifestantes usaram as cores verde e amarelo para se destacar em meio aos demais veículos.

“O governo está parcelando nosso salário em até três vezes, o que é um absurdo. Queremos chamar a atenção para este fato”, criticou um dos líderes do movimento, o presidente da Associação dos Praças, Policiais e Bombeiros Militares (Aspra), Marco Antônio Bahia.

Imparcial

Os atos foram acompanhados pela PM. No percurso, o chefe da Comunicação Social da corporação, tenente-coronel Gilmar Luciano Santos, garantiu que o monitoramento seria imparcial, “seguindo a lei, garantindo a segurança de quem participa do protesto e, também, o direito de ir e vir de quem não participa dele”.

O oficial chegou a afirmar que pelo menos uma pista da Linha Verde deveria estar liberada para a passagem dos veículos. “Quem está manifestando conhece muito bem a lei. Acredito que não teremos problema”, disse. Porém, os manifestantes conseguiram fechar as pistas nos dois sentidos.

O economista Leonardo Gonzalez, que tinha um voo marcado para São Paulo, criticou o protesto. “Se a via não for liberada nos próximos minutos, eu vou perder a viagem”. As pistas só foram liberadas por volta das 17h30.

Os organizadores estimam que 10 mil pessoas tenham participado do movimento, mas, segundo a PM, pouco mais de mil estiveram no ato.

Representantes do protesto pediram uma reunião com o governo. Segundo a assessoria do governador, as propostas serão avaliadas tão logo forem formalmente apresentadas.

Nenhum comentário: