quinta-feira, 14 de abril de 2016

Forbes esculacha preços de carros no Brasil e debocha de quem compra visando status




A questão já é antiga: os preços de carros no Brasil comparados com de outros países, em especial, com os Estados Unidos. O site da Forbes publicou um texto do colunista Kenneth Rapoza onde cita que o preço do Grand Cherooke no Brasil custa três vezes mais que em seu país.
Rapoza começa o texto dizendo que por R$ 179 mil, ou seja, US$ 89 mil, é ridiculamente caro e que neste caso deveria vir “equipado com asas e ter rodas cobertas por ouro”. Cita que o valor ampliado é resultado das taxas de importação e outros importos, mas que o seu preço por aqui permite comprar três unidades do mesmo carro em Miami. Em seu texto, diz que nos Estados Unidos o Jeep Grand Cherokee 2013 custa US$ 28.000, o que é quase a metade da renda anual média dos EUA, mas que US$ 89.500 está a anos luz de distância da renda anual média brasileira.
Novo Toyota Corolla
Tirando literalmente um sarro, Rapoza ainda critica os consumidores que, em sua dedução, compram carros com preço elevado visando status. O trecho, traduzido, é o seguinte:
“Lamento, ‘brazukas’, mas não há status em Toyota Corolla, Honda Civic, Jeep Grand Cherokee ou Dodge Durango. Não sejam enganados pela etiqueta de preço. Definitivamente, estão passando a perna em vocês.
Para finalizar, Rapoza deixa a reflexão: “Se um amigo americano lhe disser que comprou um par de Havaianas por US$150, você diria que ele que pagou demais. Claro que são sexy, elegantes e chique, mas eles não valem US$ 150”.
Claro que a situação é revoltante, mas não se limita apenas aos carros. Pense nas diferenças abusivas de valor entre alguns eletrônicos, perfumes e até roupas. Uma camisa que lá custa US$ 20,00 aqui se paga, por status, quase R$ 300,00. O que mais está errado?

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