segunda-feira, 6 de julho de 2020

Sexto Batalhão - Governador Valadares - MG

A Polícia Militar de Minas Gerais comemorou o 60º Aniversário de uma de suas mais importantes e tradicionais Unidades: o 6º Batalhão. Fundado no início da década de 1930, constituiu uma ampliação do então chamado ""Serviço Auxiliar"" e funcionou primeiro em Belo Horizonte, no Bairro Cruzeiro (1931-1940) e depois no bairro Santo Antônio (1940-1952). Somente em 1952, por ato do então chefe do Poder Executivo mineiro Juscelino Kubtscheck, essa unidade foi transferida para Governador Valadares, onde se encontra desde então.

        Essa mudança geográfica marca a reorientação da missão do que o 6º Batalhão de Infantaria da Força Pública, que houvera sido criado para auxiliar a manter a ordem pública no cenário das tensões políticas dos anos 30 do século passado. Naquele momento, as forças de São Paulo, unidade federativa insatisfeita com os rumos dados pelo governo federal de Getúlio Vargas, antepunham-se a ele, com disposição para tomar-lhe o poder. Fato marcante desse período foi, assim, a revolução de 1932, em que a Polícia Militar mineira teve importante participação contra as intenções dos paulistas.

       A natureza dessa Unidade, bem como de toda a PMMG, então chamada Força Pública, era a de Exército Estadual. Ao se mudar para Valadares, no inicio dos anos 1950, o 6º BI passou a ter uma atuação mais identificada com a de policia de proteção da sociedade contra criminosos, zelando pela reversão da violência no Vale do Rio Doce, fato marcante de sua identidade organizacional. Há seis décadas, portanto, ora rememoradas com grande satisfação por todos os integrantes da PMMG, o 6º BPM veio assumir o que até então era precariamente provido sob a atuação local da Polícia Militar, por destacamentos do 1º, 3º e 9º Batalhões.

        Seu desafio inicial mais expressivo foi lidar com o jaguncismo e seus efeitos, um fenômeno em torno de conflitos por terras, pedras preciosas e madeiras, ligado ao desenvolvimento econômico que fizera seguir à emancipação política (1938) da vasta região formada pelos vales do Rio Doca, Mucuri, Jequitinhonha e São Matheus, e a ampla migração, disso decorrente, de comerciantes, latifundiários, posseiros e grileiros. Encarregados atualmente por vinte municípios, os integrantes do 6º BPM honram e perenizam o esforço do efetivo completo do 6º BI (20 Oficiais e 300 Praças) que, no dia 21de julho de 1952, na praça da Estação em Belo Horizonte, após ato solene, embarcou com armas e materiais com destino a Governador Valadares, onde chegou no dia seguinte. Esse contingente recebera a missão de levar tranquilidade e respeito à ordem pública para a crescente população valadarense e da região.

       Parabéns, bravos e dedicados integrantes do 6º Batalhão de Polícia Militar, por tão bem estarem preservando esse legado, para orgulho e tranquilidade dos mineiros!

Fonte: Revista Comemorativa do Aniversário do 6° BPM  - Gov. Valadares - MG

Nenhum comentário: