quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Aécio começa pelo Nordeste a campanha por candidatura

Disputa no PSDB
Aécio começa pelo Nordeste a campanha por candidatura
Luiz Ribeiro - Estado de Minas

Omar Freire/Imprensa MG - 4/3/08
Aécio Neves aceitou convite do colega da Paraíba, Cássio Cunha Lima, para iniciar pelo estado maratona de viagens pela região

O Fórum dos Governadores do Nordeste, que será realizado na segunda quinzena de março em Minas, servirá de vitrine para o governador Aécio Neves, forçando uma maior aproximação com os nordestinos, dentro da sua estratégia de alcançar maior visibilidade na região, visando às eleições presidenciais de 2010. Além de ser considerada naturalmente uma região importante para qualquer disputa presidencial, nas eleições de 2010, o Nordeste merecerá maior atenção ainda. Trata-se da região onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem maior potencial eleitoral – no segundo turno da eleição de 2006, o atual presidente teve 77% dos votos válidos no Nordeste.

Além disso, dos nove estados da região, cinco têm governadores eleitos pelo PT (Bahia, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe). Isso significa que qualquer candidato que concorrer com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), pré-candidata apoiada pelo presidente Lula, terá que concentrar esforços para se projetar entre os eleitores nordestinos.

O Fórum dos Governadores e a reunião do Conselho Deliberativo vão coincidir com uma nova fase de ação política de Aécio, que anunciou que, a partir de março, vai começar a viajar pelo país, devendo priorizar justamente os estados nordestinos. A Paraíba deverá ser um dos primeiros estados a ser visitados por Aécio, atendendo a convite do governador Cássio Cunha Lima, para falar sobre os resultados do choque de gestão.

“Eu tenho convite da maioria dos estados para discutir, não apenas com o PSDB, mas com entidades da sociedade civil, com associações comerciais, com a federação das indústrias, com sindicatos”, disse o governador, em entrevista, no início do mês. Ele nega que o objetivo das viagens seja projetar o seu nome. Mas sabe que, apesar da aprovação de sua gestão no estado, para ser candidato à Presidência da República, terá que tornar-se mais conhecido no Nordeste. Por outro lado, o governador de São Paulo, José Serra, com quem Aécio deverá disputar as prévias no PSDB, enfrenta a mesma situação e também programa viagens para a região.

Conforme proposta que está sendo discutida pelo governo do estado, o Fórum dos Governadores e a reunião do Conselho Deliberativo da Sudene serão realizados no mesmo dia, em duas cidades. O fórum deverá acontecer pela manhã, em Belo Horizonte. À tarde, acontecerá a reunião da Sudene em Montes Claros. Ainda no mesmo dia, os governadores deverão se deslocar para Diamantina, à noite, onde participarão de ato comemorativo dos 50 anos de criação da autarquia e assistirão a uma vesperata.

A intenção é que o presidente Lula também esteja presente. Por isso, a data dos eventos ainda não foi definida, estando na dependência de acerto na agenda presidencial. Lula esteve no último fórum, realizado em Recife, em 2 de dezembro, e que também contou com a participação do governador Aécio Neves.

Expectativa

A secretária extraordinária do Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Elbe Brandão, ressalta que a intenção do governo estadual é aproveitar o fórum e a reunião da Sudene para pôr em debates assuntos de interesse tanto de Minas quanto dos estados nordestinos. “Trata-se de um momento oportuno para discutir questões comuns a Minas Gerais e ao Nordeste”, salienta.

Ela lembra que é importante divulgar para o resto do país que praticamente um terço de Minas (totalizando 165 municípios) faz parte do Polígono das Secas. Na década de 1960, o Norte de Minas foi incluído na área da Sudene. Em julho de 1998, no governo Fernando Henrique Cardoso, a área foi ampliada, incluindo os vales do Jequitinhonha e Mucuri e outras 28 cidades do Norte do Espírito Santo.

As pessoas precisam entender que 30% do território mineiro pertence ao Nordeste. Então, Minas também precisa entrar nessa discussão das políticas diferenciadas para a região, fortalecendo a busca de uma maior solidariedade com o Nordeste”, observa Elbe Brandão. Ela ressalta que uma das propostas do Fórum dos Governadores do Nordeste é debater a criação do Fundo de Desenvolvimento Regional, a ser inserido na reforma tributária e que deverá destinar 5% da arrecadação líquida de tributos federais para as regiões menos favorecidas, incluindo todo o Nordeste e o semiárido mineiro.

Nenhum comentário: