quinta-feira, 5 de março de 2009

CENTRO ADMINISTRATIVO - II

BH recebe Niemeyer novamente

Depois de minhas andanças pela interweb, atualmente cada vez mais escassas, encontrei algo que procurava: as imagens do projeto que Oscar Niemeyer fez para o novo Centro Administrativo do Estado de Minas Gerais. Segundo informações publicadas no blog Arquiteturas, página de onde roubei descaradamente as imagens que você verá logo abaixo, o projeto prevê estacionamento para 5 mil carros, um auditório principal para mais de 500 pessoas; o palácio do governo, um centro administrativo onde localizarão todas as secretarias e órgãos em dois blocos curvos de 200 metros de comprimento e 14 pavimentos cada um.

Untitled2 por você.

Projeto do novo Centro Administrativo de Minas Gerais

Untitled3 por você.

Auditório com capacidade de 500 pessoas

Untitled8 por você.

Centro Administrativo

Untitled6 por você.

Palácio do Governo

Discussões à parte sobre o estilo, na maioria das vezes repetitivo de um dos arquitetos mais renomados do mundo, eu concordo com Luciano Basso, blogueiro do Atquiteturas, quando ele levanta a questão se o exibicionismo seria para compensar outras coisas. Quem sabe a escolha de Niemeyer e a opção de uma obra tão gradiosa não seria para chamar mais uma vez atenção para as obras realizadas pelo governo mineiro ou até mesmo maquiar a escolha de um lugar tão afastado para a sede do Centro Administrativo? Será que esta obra é realmente necessária..?


Em tempo, o novo Centro Administrativo do Estado, cujas obras estão previstas para final de 2009, se localizará pertinho de Confins, ou seja, a Cristiano Machado (onde o governo do estado termina as obras da Linha Verde) é trajeto obrigatório para chegar ao local.

Nenhum comentário: