quinta-feira, 5 de março de 2009

NOVA SEDE ADMINISTRATIVA DO GOVERNO MINEIRO

Crise não atrasa obras de nova sede do governo mineiro
Isabella Souto - Estado de Minas
Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
Aécio, que visitou as obras da cidade administrativa, disse que o estado está em condições de cumprir integralmente o cronograma

A crise financeira mundial não vai atingir a construção da cidade administrativa, no Bairro Serra Verde, prevista para encerrar em dezembro deste ano. A garantia foi dada quarta-feira pelo governador Aécio Neves (PSDB) durante visita às obras, iniciadas no fim de 2007. Até abril do ano que vem, todo o Executivo estará funcionando nos edifícios construídos em uma área de 804 mil metros quadrados. Do custo total orçado em cerca de R$ 1,2 bilhão, praticamente a metade já foi paga aos três consórcios de construtoras que venceram o processo de licitação.

Veja as imagens da construção

De acordo com Aécio, o dinheiro para as obras já está garantido. “O que falta na administração pública é planejamento. Nós planejamos, obviamente nunca acreditei que viveríamos uma marolinha, ao contrário, nós estamos vivendo uma crise importante, mas houve a provisão adequada dos recursos. Não haverá atraso no cronograma financeiro e o estado está em condições de cumprir integralmente o cronograma anteriormente acertado para a obra”, assegurou.

A previsão é de que em dezembro toda a estrutura dos palácios da Liberdade e Despachos seja transferida para a nova sede do governo. Na quarta-feira mesmo Aécio assinou o primeiro documento na sala onde será instalado o seu gabinete: a autorização para que a Cemig construa a subestação de energia que vai iluminar todo o complexo administrativo. Nesses 14 meses de construção, 47,8% do projeto já está executado.

A logística para o funcionamento da cidade administrativa, segundo o governador, está sendo elaborada por uma empresa de consultoria. Já se sabe que será criada uma “prefeitura”. No local trabalharão cerca de 25 mil servidores públicos e passarão diariamente aproximadamente 10 mil pessoas. Para facilitar o acesso, o governo já estuda a criação de linhas exclusivas saindo de vários pontos da cidade para o transporte de funcionários e usuários do serviço público.

O projeto está sendo coordenado pelo vice-governador Antônio Anastasia (PSDB) e tem a participação de técnicos da Secretaria de Planejamento (Seplag) e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig). Terça-feira, em Brasília, durante encontro com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, o governador chegou a tratar novamente da questão do metrô da capital. “Em uma segunda etapa, o metrô poderá chegar (até a cidade administrativa)”, afirmou Aécio. A proposta do estado é de que haja uma parceira público-privada (PPP) para o término do ramal dois e três do metrô.

Túnel

Na quarta-feira, o governo estadual recebeu as propostas referentes à licitação para a construção de um túnel com 152 metros de largura, sob a MG-010, para dar acesso direto ao complexo àqueles que partirão do Centro de Belo Horizonte. Serão três faixas: uma para veículos leves, outra para caminhões e ônibus e uma terceira destinada a pedestres. A previsão é de que as obras comecem em 60 dias e sejam concluídas em oito meses. No próximo dia 9 será lançado o edital para a construção da área de lazer e paisagismo, que prevê vegetação em uma área de 600 mil metros quadrados, com 260 mil árvores de pequeno, médio e grande portes.

Nenhum comentário: