sexta-feira, 21 de maio de 2010

Equipe de reportagem é abordada por Policiais Federais encapuzados em SP

Repórteres foram confundidos com policiais civis.
Agentes tentaram impedir gravação de ocorrência.

A reportagem sobre a prisão de um fazendeiro terminou em susto para uma equipe do Fantástico, da TV Globo, na madrugada desta sexta-feira (21). Era por volta de 1h quando os repórteres Maurício Ferraz e Eduardo Mendes foram surpreendidos por dezenas de policiais federais encapuzados na região de Araçatuba, a 527 km de São Paulo.

Veja o site do Jornal Hoje

A equipe voltava do Mato Grosso do Sul, acompanhada dos policiais civis que haviam feito a prisão do suspeito. Nos instantes que se seguiram, os policiais federais apontaram as armas para a equipe. O desentendimento tem uma explicação: os agentes pensavam que a Polícia Civil estava envolvida num contrabando de armamento.

Três investigadores foram algemados. Enquanto o desentendimento ocorria, a reportagem gravou a ação dos federais. Um dos agentes caminhou até os repórteres e perguntou: “Vocês são?”. Os repórteres responderam que eram da TV Globo, mas o agente, desconfiado, replicou: “Ah, tá! O pessoal falou que vocês eram da [Polícia] Civil”. A equipe explicou: Não. Eles são da [Polícia ]Civil. Eu ‘tô’ com eles. Nós estamos vindo de uma operação.”

O clima continuou tenso. Os policiais federais vasculharam o carro dos investigadores e, quando viram armas, comemoraram com tiros, pois acharam que tinham encontrado quem eles procuravam. Mas eles haviam se confundido e tentaram impedir que a equipe gravasse as cenas.

A equipe foi liberada pelos policiais. Nenhum equipamento foi apreendido. Os policiais civis foram soltos. Eles registraram um boletim de ocorrência contra os policias federais por abuso de autoridade e constrangimento.

Nenhum comentário: