sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Comandante-geral da PM fluminense não atualiza blog há mais de um ano

Página na internet tem como objetivo estreitar contato com a população
Monique Cardone, do R7 | 22/10/2010 às 09h08
Blog do comandante na página oficial da PM não é atualizado desde outubro de 2009; o pessoal foi movimentado quarta-feira
Quem quer manter contato  com o comandante-geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Mário Sérgio de Brito Duarte, através do "blog do 01", como é chamado o espaço na internet destinado à comunicação entre o militar e a população, encontra dificuldades. A página foi atualizada pela última vez em 3 de outubro de 2009, há mais de um ano.  A mensagem de abertura do blog diz: “Bem vindos ao meu novo blog, o Blog do 01! Este blog vai aproximar você ao Comando Geral da Corporação, para que juntos tenhamos uma polícia militar mais unida e forte." No entanto, o serviço não atende ao que se propõe. Nas postagens que Mário fez, a maioria dos comentários é de pessoas que também trabalham na polícia e elogiam ou pedem ajuda ao comandante.
Já o blog pessoal do comandante foi atualizado na última quarta-feira (20); mesmo assim, após jejum de cinco meses. Procurada, a assessoria de impresa da PM informou que as atualizações no espaço oficial não são feitas por falta de tempo.
31 anos na segurança
Mário Sérgio de Brito Duarte assumiu o comando no Rio em 8 de julho de 2009. Porém, a vida na polícia é longa: 31 anos. Antes de chefiar a PM, o comandante foi diretor-presidente do ISP (Instituto de Segurança Pública), esteve no comando do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), do batalhão da Maré (22º BPM) e foi superintendente da sub-secretaria de Planejamento e Integração Operacional.
Bacharelando em Filosofia na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e estudioso do espiritismo, Duarte também escreveu um livro em 2006.  A Verdade da Tropa conta o dia -a -dia de policiais do Bope no Rio de Janeiro, na década de 1990.
Hoje, o comandante diz que pensa diferente da época em que escreveu o livro e conta o que fez nos últimos 15 meses para melhorar a segurança no Rio.
- Quando assumi o comando da corporação pretendia que a polícia voltasse a ser extensiva, que aparecesse. Essa gestão tem um histórico de muitos policiais sendo exonerados e expulsos, 300 só o ano passado. Esse ano, nós já estamos na metade disso e vai aumentar. Mais de 700 homens foram expulsos. Segundo Duarte, apesar dos esforços, “o crime vai continuar existindo, pois é um fato social”. O comandante diz que tirou 2.200 homens dos serviços internos e colocou nas ruas.
Sgt Wellington - Colaborador

Nenhum comentário: