sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Governador de Roraima é abordado pela Polícia Federal

APURAÇÃO DE DENÚNCIA
21/10/2010 17h53 - Atualizado em 21/10/2010 18h14

Polícia Federal faz revista em carro de governador de Roraima

Anchieta concorre à reeleição, e PF apurava denúncia de crime eleitoral.
Governo diz que abordagem foi 'normal' e critica 'indústria de boatos'.

Sequência de fotos mostra discussão entre agentes federais e seguranças do governador de RR Anchieta Jr. (PSDB), de camisa branca à direitaSequência de fotos mostra abordagem de agentes federais e discussão com seguranças do governador de RR Anchieta Jr. (PSDB), de camisa branca na foto da direita (Foto: Charles Bispo/Folha de Boa Vista/AE)



Foto:  

Anchieta Júnior durante discussão com policial federal na hora da abordagem

A apuração de uma denúncia por equipes da Polícia Federal gerou tumulto no final da manhã de ontem. Os policiais seguiam dois carros pela avenida Ville Roy, na chegada ao Palácio Senador Hélio Campos, no Centro de Boa Vista, quando, vislumbrando uma atitude suspeita, resolveram abordar os veículos. Em um dos carros adesivados com o número 45, estava o governador e candidato à reeleição Anchieta Júnior (PSDB), da coligação União Por Roraima.

A abordagem foi tensa, pois os policiais já desceram das viaturas com arma em punho e os seguranças do governador também sacaram suas armas contra os policiais. O governador chegou a descer do carro e a trocar algumas palavras com um dos policiais. Um repórter fotográfico da Folha, que passava pelo local, registrou toda a ação policial.

Os agentes procuraram por dinheiro, mas nada teria sido encontrado nos veículos, que depois de revistados foram liberados, assim como seus ocupantes. A situação ganhou proporção porque uma pequena multidão de pessoas se dirigiu à superintendência da PF, onde acreditava que o governador estaria, o que não ocorreu.
Correligionários das duas coligações que disputam o segundo turno se aglomeraram em frente ao prédio e o acesso à avenida Ville Roy naquele trecho foi fechado. Policiais civis e militares chegaram para reforçar a segurança, mas ainda assim houve tumulto e três pessoas foram detidas.
 
No início da tarde, o superintendente da PF, Herbert Gasparini, explicou à imprensa que a ação de fiscalização foi uma rotina motivada por um informe de irregularidade e negou que os policiais soubessem que o governador estaria em um dos veículos. “Ninguém sabia que o governador estava no carro, mesmo porque ele tem o carro próprio dele, oficial, e o carro que foi abordado tem propaganda política. Ele foi tratado com toda deferência pelos agentes, foi tudo filmado”, afirmou.

O superintendente negou qualquer truculência durante a ação de busca nos veículos. “Nas filmagens em nenhum momento houve nenhum confronto, não houve truculência”, frisou. Ele confirmou que os agentes investigavam o transporte de dinheiro para a compra de votos, mas informou que a denúncia não foi constatada.

“O mote maior da policial federal é coibir a compra de votos. Sempre que há uma atuação da PF as pessoas ficam nervosas, às vezes ficam até agressivas. Mas da nossa parte não houve confronto. A polícia faz abordagem armada, não tem polícia no mundo que não faça abordagem armada. Se houve exaltação de ânimo é normal em uma abordagem policial”, esclareceu.

Não haverá, segundo ele, abertura de inquérito para apurar o caso, uma vez que não foi encontrado o que os policiais buscavam, mas ressaltou que as investigações de combate à compra de votos em Roraima continuam.



DETIDOS – Três pessoas que foram detidas em frente à superintendência da PF, por estarem supostamente tumultuando a atuação dos policiais, foram, segundo Herbert Gasparini, liberadas. Ele não soube informar se os veículos utilizados pelo governador eram oficiais.

Fonte: http://www.folhabv.com.br/Noticia_Impressa.php?id=96667

Nenhum comentário: