terça-feira, 9 de novembro de 2010

Azeite, óleo ou manteiga na hora de preparar os alimentos? Nossa nutricionista responde

Por Redação Marie Claire
Editora Globo
A manteiga é saborosa quando usada no preparo de alimentos, mas é uma fonte rica de gordura saturada, aquela que quando consumida em excesso aumenta o colesterol ruim.

Já os óleos vegetais de soja, canola, milho, girassol e o azeite, assim como os produtos derivados deles, como a margarina, são fontes de gordura insaturada – importante para o organismo, pois auxiliam na redução do colesterol ruim.

O óleo vegetal e o azeite, quando submetidos ao calor, podem atingir o que chamamos de ponto de fumaça - quando eles passam a produzir compostos que além de alterar o aroma e sabor dos alimentos, destroem vitaminas e podem fazer mal à saúde. Isso acontece com o óleo quando ele atinge 180 graus; com o azeite, o processo é mais rápido. No entanto, essas temperaturas estão longe daquelas que usamos normalmente na cozinha.

Prefira sempre óleo e azeite frescos ao cozinhar. Para as frituras, que devem ser esporádicas em cardápios equilibrados, escolha óleo. Para refogar ou cozinhar os alimentos, o melhor é o azeite. Mas essas não são recomendações obrigatórias, cada pessoa deve escolher de acordo com seu paladar.

Uma dica: se optar pela margarina (light), já que boa parte dela é feita por água, fique atento ao resultado final da receita. Um biscoito pode não ficar tão crocante quanto se feito com óleo ou manteiga.

Editora Globo
Cynthia Antonaccio integra o time exclusivo de GURUS de Marie Claire que responderão às dúvidas das internautas aqui no site. Clique aqui e conheça nossos consultores. Aproveite para enviar sua pergunta sobre maquiagem, cabelo, fitness, nutrição, sexo, carreira e cuidados com a pele.


 Fonte: http://revistamarieclaire.globo.com/Revista/Common/1,,EMI186238-17613,00.html

Nenhum comentário: