sábado, 26 de fevereiro de 2011

Fale de graça do seu celular

O Skype, mais famoso aplicativos que permite chamadas telefôncias sem pagar minutos de voz, ganhou dois concorrentes de peso. Conheça os novos programas
Renan Dissenha Fagundes
Celulares podem transmitir informação de duas formas distintas: pela tradicional rede de voz, disponível desde que esses aparelhos existem e que tem basicamente a mesma função de um telefone fixo (com a vantagem óbvia da mobilidade), e pela rede de dados, que permite, entre outras coisas, acesso à internet. Com o aumento do número de smartphones e os celulares cada vez mais se tornando pequenos computadores, o uso da rede de dados tem crescido muito.

Isso não é nenhuma novidade em uma perspectiva global - a primeira vez que o tráfego de dados superou o número de chamadas de voz foi no fim de 2009 - mas o Brasil ainda caminha nessa direção. Apesar de existirem mais celulares do que pessoas no país, a maior parte desses aparelhos são pré-pagos (o que praticamente inviabiliza o uso de dados e suas vantagens). Por outro lado, iPhones, celulares com Android e outros smartphones estão ganhando seu espaço.

Uma das vantagens desses aparelhos é que é possível usar a rede de dados para fazer ligações "gratuitas" para outros smartphones. "Grátis" aqui pode não significar exatamente sem pagar nada: é certo que você não vai pagar minutos de voz para sua operadora de celular, mas se a ligação for feita pela rede 3G, você paga normalmente o uso de dados, como se estivesse acessando seu email ou vendo um vídeo no YouTube. A segunda opção, a opção grátis de verdade, é usar redes de internet sem fio gratuitas (em cafés, restaurantes, etc).

Os aplicativos que fornecem esse tipo de serviço normalmente têm mais ou menos os mesmos recursos: ligações gratuitas entre usuários do aplicativo (e às vezes para usuários de outros programas parecidos), e chamadas para telefones normais (inclusive ligações internacionais) a preços bem mais baratos que a telefone convencional. O Skype é o programa mais famoso para esse tipo de ligação, mas não o único - recentemente a empresa ganhou dois concorrentes de peso, o Viber e o Facebook. Conheça as opções:

Skype
O Skype foi criado em 2003 e é o serviço de chamadas de voz pela internet mais conhecido do planeta. O programa está disponível em 28 idiomas e pode ser utilizado tanto em computadores quanto em celulares. Pelo Skype também é possível realizar videoconferências e trocar mensagens instantâneas com seus contatos. Depois que o aplicativo para ligações em vídeo pelo iPhone foi lançado, em janeiro de 2011, a empresa registrou 27 milhões de usuários conectados simultaneamente - recorde que subiu para 29 milhões no dia 21 de fevereiro de 2011. As diversas versões do aplicativo são gratuitas.


Viber
Lançado no fim de 2010, o Viber já se apresenta como um dos principais concorrentes do Skype. O aplicativo, disponível por enquanto apenas para iPhones, já foi baixado mais de 10 milhões de vezes. Como o Viber foi criado apenas para smartphones, é possível usar apenas o número do seu celular para entrar no aplicativo, tirando a necessidade de criar um login e uma senha. A principal aposta do Viber é a qualidade do som: a empresa afirma que trabalha com um sistema que permite ligações com áudio de alta definição. Versões para Android e Blackberry estão a caminho. Gratuito.

 
Facebook Messenger

Esse novo aplicativo para iPhones, iPads e iPods Touch permite que o usuário ligue para seus amigos no Facebook, estejam eles conectados pelos telefones celulares ou por computadores. Como nos outros casos, a ligação é gratuita mas usa a conexão de dados para acessar a internet. A cominação Facebook e ligações de voz pela internet é uma ameaça de peso para o domínio do Skype nesse mercado: a rede social possui mais de 500 milhões de usuários ao redor do mundo. Você pode usar o aplicativo também para mensagens instantâneas. Custa US$ 0,99. 

Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI214130-15201,00-FALE+DE+GRACA+DO+SEU+CELULAR.html

Nenhum comentário: