Percentual de brasileiros conectados à internet aumentou de 27% para 48%, entre 2007 e 2011, de acordo com uma pesquisa da Fecomércio-RJ/Ipsos
|Mais brasileiros estão conectados. Uma pesquisa feita pela
Fecomércio-RJ/Ipsos divulgada nesta terça-feira (8), mostra que o
percentual de brasileiros com acesso à internet aumentou de 27% para
48%, entre 2007 e 2011. A pesquisa foi realizada com mil entrevistados,
de 70 cidades de nove regiões metropolitanas do país.
“Pelo histórico de acesso à internet houve um avanço significativo e a
tendência é aumentar porque cada vez mais as pessoas precisam estar
conectadas. Hoje em dia todo mundo tem um email", disse Christian
Travassos, economista responsável pelo levantamento.
47% dos usuários brasileiros se conectam diariamente à Internet (Foto: scx.hu)
De acordo com o estudo, 47% dos entrevistados afirmaram que se conectam
diariamente à internet, 33% acessam mais de uma vez por semana e 12%,
uma vez por semana. Cerca de 62% dos usuários informaram que acessam a
internet em casa, 15% em lan houses, 15% no trabalho e 6% em casas de
parentes e/ou amigos.
Quanto ao tempo de conexão, 55% dos usuários passam de 30 minutos a
duas horas conectados à web; 23% permanecem conectados entre duas e
quatro horas; e 14% ficam menos de meia hora.
A pesquisa aponta que a difusão da internet está diretamente associada
ao crescimento na venda de computadores, em função do aumento do poder
aquisitivo da população nos últimos anos, incentivado pelo crescimento
do emprego formal e do acesso ao crédito. Também contribuíram para esse
processo o avanço da tecnologia, o comportamento do dólar nos últimos
anos, que favoreceu a importação de produtos e peças, o apelo que a
internet ganhou entre a população, inclusive sob influência das redes
sociais, e a isenção de PIS e Cofins sobre a venda de computadores e
seus componentes, em vigor até 2014.
Entre os principais motivos para o uso da internet, estão o contato com
os amigos (50%) e o trabalho (27%). Os tipos de sites mais acessados
são redes sociais (61%), de pesquisas (48%), e-mails (34%), de notícias
(34%), de diversão (17%) e de serviços (17%).
O número de brasileiros que fazem compras online também aumentou,
passando de 13%, em 2007, para 20% neste ano. Os itens mais adquiridos
pela internet são eletrodomésticos (com 36% de adesão entre os
compradores), CDs e DVDs (20%), livros (16%) e ingressos para cinemas ou
similares (7%). Para 38% dos entrevistados, a comodidade é a maior
vantagem de se fazer compras pela internet, seguida por preços (33%) e
facilidade para pesquisar (11%).
Em relação aos valores gastos nas compras da internet, 22% dos
consumidores informaram ter desembolsado de R$ 100 a R$ 200; 21%, de R$
200 a R$ 500; 19%, acima de R$ 1.000; e outros 19%, até R$ 100. Neste
ano, as formas de pagamento mais utilizadas nas compras feitas pela rede
foram o cartão de crédito (66%), o boleto bancário (28%) e o débito em
conta (3%).
Os 80% de internautas que ainda não adquirem bens pela web não o fazem
não considerar a operação segura (69%) ou porque têm receio em relação à
qualidade do produto (26%).
Perguntados sobre a principal dificuldade em acessar a internet, 43%
dos que não acessam a rede alegaram falta de conhecimento de uso do
computador (ante 49%, em 2007); 38% informaram que não tinham o
equipamento (em 2007, eram 56%); e 30% não tinham interesse em se
conectar (contra 17%, em 2007).
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