quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Após aprovação na Câmara, 'Lei da Palmada' segue para apreciação do Senado



DA REDAÇÃO
Siga em @OTEMPOonline
Foi aprovada nesta quarta-feira (14) na Câmara dos Deputados o projeto de lei que proíbe pais usarem a agressão física como forma de educar os filhos. A “Lei da Palmada” não precisará ser discutida pelo plenário, já que foi aprovada em caráter conclusivo por comissão especial. Agora, a não ser que haja requerimento apoiado por 10% dos deputados solicitando nova votação, a lei segue direto para o Senado.
Se colocada em vigor, a lei deve possibilitar aos juízes da Vara de Infância a aplicação de punições aos pais que agredirem os filhos, como encaminhamento a programas de proteção à família e até tratamento psiquiátrico. As crianças também podem ser encaminhadas aos serviços de apoio especializado.
A relatora Teresa Surita (PMDB-RR) afirmou que a lei não torna a palmada em si um crime, mas pode evitar e proteger as crianças de agressões maiores. O texto da lei especifica as agressões como castigos físicos ou tratamentos cruéis e degradantes, que possam causar lesão à criança ou adolescente.
As punições podem ser estendidas não só aos pais, mas também por quaisquer outras pessoas responsáveis pelo tratamento da criança. Médicos e professores podem ser multados em valores que vão de três a 20 salários mínimos se deixarem de denunciar situações de agressão. 

Nenhum comentário: