terça-feira, 20 de março de 2012

Procurador de Justiça Rômulo de Carvalho Ferraz, de 51 anos, assumiu, nesta segunda-feira a Secretaria de Estado da Defesa Social

Ferraz garante que dados de crimes serão divulgados

Wellington Pedro/Imprensa MG
Rômulo Ferraz
Rômulo Ferraz garantiu que dados de crimes serão divulgados
Com uma proposta que foca os principais alvos de críticas na segurança pública em Minas, como o avanço da criminalidade, a paralisação do processo de integração entres as Polícias Militar e Civil e o déficit de vagas nos presídios, o procurador de Justiça Rômulo de Carvalho Ferraz, de 51 anos, assumiu, nesta segunda-feira (19) a Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds). A solenidade, muito concorrida, aconteceu no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa.
No discurso de posse, Rômulo garantiu que serão feitas ações para que os índices de criminalidade violenta caiam em Minas e enfatizou que as estatísticas serão amplamente divulgadas, diferentemente do que vinha sendo feito na gestão anterior. A falta de transparência na divulgação de dados e a maquiagem das estatísticas foi denunciada pelo Hoje em Dia em fevereiro.
O novo secretário afirmou ainda que o processo de integração das forças policiais, paralisado há vários anos, irá deslanchar no Estado. Também garantiu um efetivo combate ao tráfico de drogas, além da manutenção de programas sociais como o “Fica Vivo!”, que resgata jovens em áreas de risco. Em dezembro de 2011, o Hoje em Dia mostrou que o programa havia perdido 40% dos recursos, que passaram de R$ 8,7 milhões, em 2006, para R$ 5,2 milhões, em 2010. Rômulo reconheceu o déficit prisional hoje em Minas, que está em torno de 18 mil vagas, e responsabilizou a falta de repasse de verbas pelo governo federal para resolver o problema.
Após um longo e enfadonho discurso de 45 minutos, onde enumerou “feitos” de sua gestão e anunciou novidades da pasta– uma delas, a instalação de bloqueadores de telefones celulares na Penitenciária Nelson Hungria–, o deputado estadual Lafayette Andrada deixou o cargo. Ele irá conduzir a liderança governista na Assembleia Legislativa.
Andrada sai desgastado após vários incidentes que mostraram queda de qualidade no processo de integração entre as polícias Militar e Civil, além da pressão por conta da não divulgação de dados sobre a criminalidade em Minas. Ontem, integrantes das polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros não escondiam o alívio pela saída de Andrada. “Agora, pelo menos, chega um que parece entender de segurança pública. Isso já ajuda muito”, resumiu uma das fontes. O governador Anastasia garantiu “total apoio a Rômulo”. “Mas vou cobrar de você de manha, à tarde e à noite”, disse Anastasia.


Nenhum comentário: