sexta-feira, 16 de março de 2012

Sem cemitério, cidade italiana proíbe morte de moradores

PROVOCAÇÃO
Proibição deve durar até a cidade de aproximadamente 4.000 habitantes construir seu cemitério próprio
15/03/2012 20h31

DA REDAÇÃO - OTempoOnLine
FOTO: REPRODUÇÃO
Enquanto a prefeitura não recebe a permissão para construir o cemitério, a solução foi banir a morte
Na cidade italiana de Falciano del Massico, a morte pode até bater na porta, mas os moradores não podem abri-la de jeito nenhum. Isso porque o prefeito da localidade (que fica a cerca de 50 km de Nápoles, no sul da Itália) emitiu um decreto no início deste mês que proíbe a população de "ultrapassar os limites da vida terrena para ir para a outra vida".
A proibição deve durar até a cidade de aproximadamente 4.000 habitantes construir seu cemitério próprio, afirma o prefeito Giulio Cesare Fava, que é médico.
Os moradores de Falciano del Massico dividiam o cemitério com os da vizinha Carinola (de quem se tornou autônoma em 1964), mas o local está cheio, e os dirigentes das duas cidades não conseguiram chegar a um acordo sobre a expansão."Os antigos administradores planejaram um projeto enorme que não pôde ser realizado. Acabou ocorrendo a saturação do antigo cemitério. Não há mais lugares disponíveis, e os cidadãos protestaram, então eu publiquei o decreto", disse o prefeito, ressaltando que a decisão é uma provocação.
Para a maioria dos moradores de Falciano del Massico, é um absurdo a cidade não ter cemitério próprio, o que os força a enterrar seus parentes nas localidades próximas, e não mais no de Carinola, fazendo com que muitos familiares sejam sepultados em locais diferentes.
Ao mesmo tempo, eles brincam com a decisão do prefeito. "Eu fico imaginando quantas pessoas pedirão cidadania aqui, já que você não pode morrer. É um lugar lindo, você pode ter uma vida muito longa, uma vida eterna. Seria ótimo", disse Antonio Scarano.
Enquanto a prefeitura não recebe a permissão para construir o cemitério, a solução foi banir a morte. Desde que o documento foi publicado, dois moradores não respeitaram as ordens. Porém, nem eles nem seus familiares deverão ser punidos.

 

Nenhum comentário: