quarta-feira, 6 de junho de 2012

Corregedoria da PM abre inquérito para apurar prisão de três policiais por falso testemunho

TODOS DO 22º BATALHÃO
1

ANA CLARA OTONI
Siga em: twitter.com/OTEMPOonline
Um inquérito policial militar foi aberto nesta terça-feira (5) para apurar se três policiais militares deram falso testemunho após uma audiência realizada nessa segunda-feira no Fórum Lafayette. Um cabo e dois soldados que tiveram o nome omitido pelo 22º Batalhão da Polícia Militar, onde são lotados, chegaram a ser presos nessa segunda. Eles eram ouvidos por um juiz da Vara de Tóxicos sobre a prisão de um traficante ocorrida em fevereiro deste ano. "O juiz deve ter identificado alguma contradição no depoimento dos três e, por isso, decratado a prisão por falso testemunho", disse o tenente-coronel Luiz José Francisco Filho, que responde pelo 22º Batalhão.
De acordo com a assessoria do Fórum Lafayette, o juiz  Edson Feital Leite, da 2ª Vara de Tóxicos, não decretou a prisão dos militares. Segundo a assessoria, os homens foram conduzidos à delegacia para responderem pelo falso testemunho. Quando há a prisão de algum traficante é praxe que os envolvidos na prisão do réu seja chamado a depor para relatar os fatos ocorridos, conforme o tenente-coronel Filho. Ele não soube informar o bairro onde ocorreu essa prisão e nem mesmo a data correta desta ocorrência.
A Corregedoria da PM entrou em contato com o juiz para informá-lo sobre a abertura de uma representação contra os policiais feitas pelo réu. O suposto traficante denunciou os militares à Corregedoria porque, segundo ele, os policiais forjaram uma situação para o prenderem. Os militares contaram em juízo que o homem estava sozinho e portando drogas. Uma testemunha que estava com o réu na data da prisão foi ouvida pelo juiz e desmentiu o fato. A sindicância da Corregedoria apurou que o réu, de fato, não portava drogas no dia da prisão e estava acompanhado. O juiz absolveu o homem do crime de tráfico de drogas, apartir dos acontecimentos.
Segundo ele, os militares nunca apresentaram desvio de conduta durante suas atividades. Os policiais são de uma mesma guarnição e foram encaminhados para a 1ª Delegacia Regional Sul e, em seguida, liberados, conforme o tenente-coronel Filho. A Corregedoria da Polícia Militar está acompanhando todo o processo desde a prisão até a condução dos policiais e, agora, apura se houve alguma irregularidade por parte dos policiais.

Nenhum comentário: