sexta-feira, 22 de junho de 2012

"Homem bolha" busca cura para doença rara


 Indonésio que tem o corpo coberto por nódulos vira tema de documentário

Estado de Minas
Publicação: 22/06/2012 13:35 Atualização: 22/06/2012 13:49

 (TLC/Divulgação)

Quem vê uma foto do indonésio Chandra Wisnu pela primeira vez, pode achar que a imagem recebeu tratamento especial no photoshop ou foi tirada em um curso de maquiagem. Ocorre que, infelizmente, a situação é mais séria do que parece. Wisnu tem uma doença rara, que cobriu seu corpo inteiro com caroços. No vilarejo onde vive, ele ganhou o apelido de "homem bolha".

Atualmente, Wisnu tem 57 anos. Ele notou a doença há cerca de 33 anos, pouco antes do casamento com Nanik, sua mulher até hoje. Os primeiros nódulos apareceram quando aos 19 anos e espalharam-se para as costas quando o indonésio tinha 24. Aos 32, as bolhas já haviam tomado o corpo inteiro.

 (TLC/Divulgação)
Ao longo da vida, o "homem bolha" procurou uma quantidade incontável de dermatologistas, que sempre se espantavam com os sintomas, mas nunca conseguiam encontrar uma solução para a doença. Alguns médicos chegaram a dizer que o mal é genético e causado por uma anomalia no sistema nervoso. Após várias especulações e tratamentos ineficazes, ele desistiu de encontrar uma cura.
Wisnu passa os dias em casa. Quando tem que sair, veste três jaquetas e uma touca ninja, para não assustar as outras pessoas, principalmente crianças. "As pessoas têm medo da minha aparência, ficam preocupadas se a doença é infecciosa". disse ele à News.com.au.
O indonésio vai às ruas apenas para buscar a filha na escola e tem medo que a garota seja vítima de bullyng: "Não quero que os colegas incomodem minha incomodem dizendo que o pai dela tem um rosto horrível", desabafa. Além do preconceito, Wisnu tem que lidar com as próprias bolhas na pele, que ficam irritados e inflamados em épocas de calor.
A história de Wisnu despertou tanto interesse que acabou virando tema de um documentário da rede TLC. A produção, intitulada "O Homem da pele da bolha", já foi ao ar em alguns países. Durante as filmagens, a mulher dele afirmou diante das cameras que ainda o considera bonito. O "homem bolha" sempre contou com o apoio da esposa, e retribui o carinho no mesmo tom: "minha família é todo o tratamento que eu preciso", diz.
Com a divulgação do caso, o indonésio renova as esperanças na cura para a doença, não em benefício próprio, mas dos filhos, que já começam a mostrar os primeiros sintomas. "Eles só têm alguns tumores pequenos, mas se preocupam com a possibilidade do quadro piorar", lamenta.

Nenhum comentário: