quinta-feira, 7 de junho de 2012

Invenção mineira de 'lâmpada de garrafa pet' é usada na África e Ásia

07/06/2012 07h38

DA REDAÇÃO
Siga em: www.twitter.com/otempoonline
FOTO: LITER OF LIGHT/DIVULGAÇÃO
Nas Filipinas, a garrafa já é utilizada na cidade de Cebu
O mecânico mineiro Alfredo Moser, em 2001, teve a ideia de produzir uma lâmpada feita com garrafas pet. Durante um apagão na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, o mecânico improvisou lâmpadas com as garrafas cheias d'água. Ele prendeu as garrafas em buracos no telhado, para captar a luz solar. Com a dispersão da luz através das garrafas, a iluminação do ambiente se iguala a uma lâmpada elétrica de 40 ou até 60 watts.
As lâmpadas de pet começaram a ser usadas na cidade em estabelecimentos comerciais. Como ela funciona com a luz solar, não pode ser utilizada à noite, mas promove, além de economia no bolso também economia para o meio ambiente.
Segundo o G1, as lâmpadas de pet projetadas pelo mecânico foram adotadas pela MyShelter Foundation, que pretende instalar um milhão delas nas Filipinas ainda este ano. Além das Filipinas, Nairóbi, no Quênia, também já utiliza a invenção. Na África, um morador de Nairóbi viu o vídeo da invenção no YouTube e decidiu adotar a ideia, que é muito viável para populações pobres, dada a economia e simplicidade do material.
Ainda segundo o portal, Moser teria informado que procurou órgãos públicos e privados no Brasil para investir na invenção, que já estaria aperfeiçoada desde quando foi utilizada pela primeira vez.
A intenção O mecânico é ajudar as pessoas que não têm condição de pagar contas de luz. Ele teria informado que no galpão em que trabalha estas lâmpadas de pet existem há mais de 10 anos e nunca foram trocadas.

Nenhum comentário: