quarta-feira, 6 de junho de 2012

Minas terá primeira ministra do Superior Tribunal de Justiça

Justiça
Indicação da presidente Dilma foi aprovada ontem pela CCJ do Senado
Publicado no Jornal OTEMPO em 06/06/2012

JOÃO GUALBERTO JR
FOTO: ANA VOLPE/AGÊNCIA SENADO
Assusete assumirá vaga de Aldir Passarinho e será a 7ª ministra
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou, ontem à tarde, em sabatina, a indicação da juíza Assusete Magalhães à cadeira de ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A confirmação é um passo decisivo para a posse da magistrada, que se tornaria a primeira mineira a assumir uma cadeira como titular da Corte Superior.
Natural do Serro, na região Central do Estado, Assusete foi a escolhida pela presidente Dilma Rousseff, no último dia 24, a partir de uma lista tríplice. Assusete tem 63 anos e está na magistratura há 28 anos. É juíza do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) desde 1993.
O relator da mensagem foi Renan Calheiros (PMDB-AL). Durante a sabatina, Assusete defendeu a adoção de práticas alternativas de litígio para acelerar a tramitação de processos. "Na conciliação, ganham todos. A jurisdição formal nunca dá uma resposta que agrade ambas as partes", disse.
Após a confirmação pela Casa, a Presidência é comunicada, e a posse, agendada pelo STJ. A expectativa era de que o plenário apreciasse a indicação ainda ontem, o que não aconteceu até o fechamento desta edição.

Nenhum comentário: