sábado, 13 de outubro de 2012

Horário de Verão começa em oito dias em 15 estados do Brasil

13/10/2012 07:58 - Atualizado em 13/10/2012 07:58

Janaína Oliveira - Do Hoje em Dia


No próximo dia 21 começa mais uma temporada do Horário de Verão no país. Nesse dia, os relógios de milhões de brasileiros, em 15 estados, inclusive Minas Gerais, e no Distrito Federal, deverão ser adiantados em uma hora. O objetivo é a otimiza-ção da capacidade de fornecimento do sistema elétrico e a economia de energia. A medida vai durar 119 dias, estendendo-se até à zero hora do dia 17 de fevereiro de 2013.
A alteração no relógio acontece no Brasil há 28 anos. Ainda assim, muitas pessoas têm dificuldades para se habituar. É que o organismo está acostumado com uma rotina preestabelecida e sente os efeitos da troca de fuso, assim como em longas viagens de avião.
Nem toda gente sofre, mas são comuns queixas de insônia, sonolência durante o dia, cansaço, fraqueza muscular, dores de cabeça, ansiedade, alteração do apetite, diminuição na capacidade de concentração, irritabilidade e mau humor.
A neurologista Carolina Spósito explica: em parte, as mudanças sentidas no corpo se devem a hormônios como o cortisol e a melatonina, influenciados pelo tempo de exposição ao sol e à escuridão.
Espera-se que a adoção do Horário de Verão reduza a demanda de energia nos horários de pico em torno de 5%.

Nenhum comentário: