quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O futuro é touch

Nova tecnologia sem fios usa o corpo humano para conduzir a energia que move arquivos e poderá até abrir portas

MARINA NAVARRO LINS
NEC (Foto: Reprodução/ Facebook) Em uma cena clássica do filme Minority Report – A nova lei, o personagem de Tom Cruise manipula as imagens de uma tela apenas com gestos, à distância. Para selecionar um arquivo, aponta para ele. Para dar zoom, faz um movimento de aproximação com as mãos. O ano é 2054. Mestre da ficção científica, Steven Spielberg não poderia imaginar que a tecnologia futurística inventada para seu filme – lançado em 2002 – se tornaria realidade bem antes do previsto.
Uma versão ainda incipiente da tecnologia de Minority Report foi apresentada pela companhia japonesa NEC no Futurecom 2012, maior evento de telecomunicações da América Latina, aberto na segunda-feira, no Rio de Janeiro, e com encerramento hoje. No estande da empresa, duas telas estavam disponíveis para o teste do Sistema de Interatividade Real. Era só esticar o braço na direção de um arquivo, fechar a mão como se estivesse segurando alguma coisa, e soltar "a coisa" na tela seguinte. Tudo isso na mira de uma câmera com sensor 3D e projetor, que identifica o movimento e mostra o caminho traçado pelo arquivo. “O gesto é uma forma de interação e deve ser analisado pelas novas tecnologias”, afirmou o diretor de negócios para governo da NEC Brasil, Massato Takakuwa.
A tecnologia, a mesma do videogame Kinect, deve ganhar o mundo real em dois anos. “Imagina uma Central de Comando e Controle com esse sistema. Os agentes de segurança vão poder passar informações do computador para o celular com maior rapidez, agilizando o trabalho deles”, disse Takakuwa. O diretor prevê o uso doméstico do Sistema de Interatividade Real para daqui a cinco anos. Ninguém mais precisará levantar do sofá. Com um gesto, o ar condicionado diminui a temperatura. Com outro, a televisão muda de canal. Desde que sua casa esteja equipada com muitos sensores, claro. “Toda tecnologia tem prós e contras. Essa pode ajudar as pessoas com deficiência, mas também incentiva a obesidade”, disse o diretor. 
futurecom 2012 (Foto: Divulgação)
Alguns estandes adiante, mais uma experiência digna dos Jetsons. O Connected Me, da Ericsson, usa o corpo humano para transportar dados entre um aparelho e outro. Na mesa, duas máquinas com placas de aço – cada uma contendo um sensor interno – estavam disponíveis para o teste. Uma estava ligada a um celular programado para tocar músicas. A outra, a uma televisão. Não havia fios conectando as duas máquinas. Quando as pessoas colocavam uma mão em cada superfície, a música começava a tocar na caixa de som da TV. Sem internet ou fios. “O corpo tem um potencial elétrico natural, que pode ser modelado para o transporte de dados. A radiação do sistema é menor que a do celular e está dentro dos padrões da Organização Mundial de Saúde (OMS)”, afirmou o diretor de inovação da Ericsson, Jesper Rhode. 
Escutar música segurando a caixa de som parece pouco prático, mas a tecnologia tem outras aplicações. Duas pessoas poderiam trocar seus contatos apenas apertando as mãos – desde que estivessem encostadas em um celular adaptado. Ninguém precisaria mais de chave para abrir a porta de casa: bastaria colocar a mão na maçaneta para que ela reconhecesse o dono e autorizasse sua entrada. O Connected Me também poderia ser usado pela medicina. Um marca-passo conectado ao sistema manteria um boletim médico atualizado no celular do paciente, avisando como está a situação do aparelho e se é preciso consultar um médico. “A Ericsson desenvolveu apenas a tecnologia. Agora estamos conversando com empresas interessadas em criar aplicativos com ela”, disse Rhode. “Trouxemos para o país para atrair companhias brasileiras.”
Com o iPhone e o iPad, a Apple popularizou o touch screen e acabou com a barreira entre as mãos e a tela. Mouses e teclados são cada vez menos contemplados pelas invenções. Agora, o Sistema de Interatividade Real e o Connected Me levam a tecnologia do toque e do gesto a um nível de ficção científica. Para os que testaram, ficou um misto de espanto e ceticismo. “É muito interessante, mas precisam melhorar os sensores. Nem tudo funciona de primeira. E falta ainda criar soluções para uso", afirmou o técnico de telecomunicação Cléber Rodrigues, que visitava a feira. “Hoje todo mundo está conectado, não tem mais volta.”
Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Ciencia-e-tecnologia/noticia/2012/10/o-futuro-e-touch.html

Nenhum comentário: