quinta-feira, 11 de outubro de 2012

O processo político brasileiro continua ignoto

Fonte: Blog da renata


O pleito político é uma disputa entre candidatos, jamais deve ser estendido aos eleitores. O regime político no Brasil tudo indica, caminha para ser democrático, mas a democracia está muito longe de ser solidificada. O Brasil é denominado por uma democracia representativa na política, onde o povo escolhe seus representantes através do voto individual. Então por que o enorme descontentamento dos eleitores que votaram, escolheram seus representantes que tiveram uma votação expressiva, mas que devido ao coeficiente do partido a ou b e o modelo do processo eleitoral proporcional, deixaram de ser eleitos, enquanto outros com quantitativo menor de votos foram eleitos. Isso é democracia?
O poder do voto é apenas um dos fatores representados pela democracia. Para que ele se concretize de fato, percebe-se que é necessário muito mais que isso. É necessário que o voto do cidadão seja respeitado e válido.
Analisando este fenômeno sobre a ótica do voto do eleitor, percebe-se que sua vontade é deslumbrada quanto às suas escolhas dos vereadores e deputados, e não têm o direito de ter representantes do Poder Legislativo na cidade e nos estados. Tivemos em Minas Gerais nestas eleições em vários municípios candidatos que tiveram milhares de votos a mais que outros que foram eleitos, frustrando assim, os eleitores que neles votaram e vendo o direito de escolher quem vai representá-los submergir mesmo sendo maioria.
As grandes reformas políticas bem sucedidas em outros países ocorreram porque partiram de movimentos de eleitores que pressionaram por mudanças. Não existe vitória sem luta, por isso, a sociedade brasileira não deve esperar mudanças ou reforma política que realmente evidencie e cumpra a vontade do povo, a sociedade deve exigir mudanças, de forma democrática e pacífica é claro.
Existem vários estudos a respeito do tema “democracia”, livros como: “O que é a Democracia?” de Alain Touraine; “O que é a Democracia?” de Simone Goyard Fabre. Contudo, percebe-se que mesmo após a leitura atenta na tentativa de elucidar as características políticas brasileiras, permanecem as dúvidas quanto à verdadeira democracia, devido às situações como as expostas acima, principalmente quanto ao processo político e o desenvolvimento da representação do voto do eleitor. Reforma política já!
Diógenes Pereira da Silva – subtenente PM
Diógenespsilva2006@hotmail.com

Nenhum comentário: