quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Policial troca farda por coroa de princesa da Oktoberfest no RS

11/10/2012 07h23 - Atualizado em 11/10/2012 07h23

Joana Frantz, de 23 anos, integra corte da maior festa germânica do estado.
28ª Oktoberfest começou nesta quarta (10) e vai até o dia 21 de outubro.

Caetanno Freitas Do G1 RS
Joana Frantz quer seguir sua carreira como policial
militar (Foto: Reprodução/RBS TV)
Joana Frantz quer seguir como policial militar (Foto: Reprodução/RBS TV)No lugar dos coturnos e da farda, o vestido e a coroa. Esta é a rotina de Joana Frantz, 23 anos, desde o início desta semana em Santa Cruz do Sul. Além de policial militar na cidade da região do Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul, ela também é uma das princesas da maior festa germânica do estado, a Oktoberfest. O evento começou na quarta-feira e vai até o dia 21 de outubro. Eleita para integrar a corte de 2012, ela tirou férias da coorporação para não perder a pose e poder cumprir a agenda repleta de compromissos. 
As meninas crescem sonhando com isso"
Joana Frantz, princesa da Oktoberfest e policial
Em entrevista ao G1, Joana declara amor à profissão e diz que vai recusar possíveis convites para se tornar modelo após o encerramento do evento. A simpatia de princesa contrasta com a seriedade de policial militar já conhecida por moradores do município. Desde o início da semana, quando de fato começou a preparação para a festa, Joana teve de mudar completamente de postura.
Em vez de cuidar da segurança da cidade, ela agora distribui sorrisos e acenos por onde passa. "É uma sensação bem diferente, né? A maioria das mulheres da cidade sonha em algum dia ser rainha ou princesa da Oktoberfest. As meninas crescem sonhando com isso. É uma tradição de Santa Cruz do Sul. Estou muito feliz", diz a princesa, que também é estudante de Direito.

Joana participa da apresentação de policiais militares
que trabalharão na Oktoberfest
(Foto: Rodrigo Assmann/Divulgação)
Joana participa da apresentação de policiais militares que trabalharão na Oktoberfest (Foto: Rodrigo Assmann/Divulgação) O outro sonho de criança de Joana era ser policial militar. "Estou há três anos na coorporação. Trabalho na companhia que fica na frente da minha casa. Passei a infância inteira observando e admirando o trabalho dos policiais e hoje faço parte dessa equipe. É motivo de orgulho para mim e para minha família", afirma. Para ser princesa da Oktoberfest, a soldado Joana teve de pedir autorização para o comandante da Brigada Militar no município. "Ele gostou muito da ideia na época. Todos os meus colegas me apoiaram. É uma forma de se aproximar ainda mais da comunidade", ressalta.
Porém, sobre possíveis convites para se tornar modelo após o encerramento da Oktoberfest, Joana não deseja receber propostas. "Quero terminar minha faculdade de Direito e seguir trabalhando com segurança pública".
E caso haja alguma ocorrência policial durante o evento, Joana justifica estar preparada, mas torce para que nada aconteça. "Um policial militar sempre tem de estar pronto para agir, mas a segurança da festa é bem reforçada. Espero não precisar tomar nenhuma atitude de policial. Só sorrisos, abanos e muita alegria", brinca. Ela participou do evento que apresentou os PMs que trabalharão na segurança da festa.
A 28ª edição da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul vai de 10 a 21 de outubro, com a expectativa de receber mais de 400 mil visitantes. A tradicional festa alemã do estado tem programação diversificada com música, dança e gastronomia germânicas.
Serviço
Período: 10 a 21 de outubro de 2012
Local: Parque da Oktoberfest (Rua Galvão Costa, 715, Santa Cruz do Sul, RS)
Descontos: Visitantes com trajes típicos da Alemanha ganham descontos nos dias 11 e 19. Nos demais dias, o acesso com as roupas fica gratuito.
Mais informações no site do evento.
Shows nacionais
11/10: Fernando e Sorocaba e Carlos e Jader
14/10: Roupa Nova
17/10: Thiaguinho
19/10: Jota Quest e Skank
 

Nenhum comentário: