quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Feriado deve ser com chuva forte em várias cidades mineiras e na Grande BH. Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec) emitiu um alerta nesta terça-feira


João Henrique do Vale -Estado de Minas

Quem deseja passar o feriado da Proclamação da República em alguma cidade mineira deve se preparar para a chuva. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec) emitiu alerta para a possibilidade de temporais acompanhados de ventos fortes entre esta quarta e sexta-feira. As precipitações devem ser acima de 70 milímetros nas regiões Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Alto do Rio Doce, e Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A previsão de chuva também se estende para as Regiões do Vale do Mucuri e Jequitinhonha. Até domingo, segundo a Cedec, pode haver temporais com acúmulo de 120 milímetros de água, volume considerado alto.

Nesta terça-feira, moradores de Poços de Caldas, no Sul de Minas, foram surpreendidos por uma forte chuva que começou na madrugada e só terminou durante a manhã. Vários pontos de alagamento e deslizamentos de terra foram registrados. Parte da quadra cedeu na Escola Municipal Francisco Escobar, no Bairro José Carlos, que teve de ser interditada. Ninguém ficou ferido.
Somente neste ano, nove pessoas morreram no Estado, dessas seis, apenas na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Na ocorrência mais grave, quatro crianças morreram na Serra do Cipó, em Jaboticatubas. O carro em que elas estavam foi arrastado pela enxurrada ao tentar atravessar um córrego. Laura Quintino dos Santos, 4, Miguel Julio Reis, 4, Beatriz Viana Calábria, 9, e Luiza Julião Calábria, 9, estavam em um Mitsubishi L-200 cabine dupla. Três pessoas, Breno Calábria, a médica Andréia Julião de Oliveira, e a amiga Daniela Correia Sidney, de 42, foram socorridas e encaminhadas para o hospital.
Desde o início do ano, três municípios mineiros decretaram situação de emergência por causa da chuva e outros oito sofreram danos devido aos temporais. Ao todo, 114 casas foram danificadas, uma destruída e 114 pessoas ficaram desalojadas.
Durante o último período chuvoso, entre outubro de 2011 e abril de 2012, foram registradas 20 mortes no Estado. Dessas, apenas duas aconteceram na Grande BH. Além disso, 239 municípios mineiros declaram situação de emergência e outros 34 tiveram problemas. Em todo o Estado, 1.436 residências foram destruídas e 23.821 danificadas. Minas teve 886 pontes destruídas, 106.618 pessoas ficaram desalojadas, 9.594 desabrigadas e 6.321 feridas.

Nenhum comentário: