Núbia Costa - Arquivo Hoje em Dia
Teste rápido para detectar o vírus HIV exige apenas um furo no dedo

Teste HIV
Minas tem 33.167 casos confirmados de Aids e pelo menos 70 mil pessoas que podem ter contraído o vírus HIV, mas não sabem disso. A estimativa é da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que lançou ontem uma campanha de prevenção à doença.
Com o slogan “Aids. Coloque um ponto final na sua dúvida”, a campanha também foca a importância do diagnóstico precoce de outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Para isso, a SES convida os mineiros a procurar um dos 50 Centros de Testagem de Aconselhamento (CTAs) espalhados pelo Estado.
Confira os endereços dos 50 CTAs

Relação dos Cta´s de BH E Região Metropolitana
Relação dos Cta´s no Interior de MG

São oito CTAs em BH e região metropolitana e 42 no interior. Os testes, gratuitos, podem ser feitos também nas unidades básicas de saúde do Estado.

Qualidade de vida

“O HIV pode demorar de nove a 15 anos para se manifestar no organismo. Os testes são fundamentais para a prevenção, pois interrompe a cadeia de transmissão da Aids. Além disso, as pessoas infectadas passam a ter mais qualidade de vida, uma vez que os medicamentos impedem a proliferação do vírus”, diz [TEXTO]a coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids da SES, Fernanda Junqueira.
Segundo ela, os CTAs oferecem dois tipos de teste do HIV: o sorológico, cujo resultado demora de dez a 12 dias, e o rápido, que fica pronto em 20 minutos. “A diferença é que, no rápido, é feito apenas um furo no dedo para coletar o sangue. O sorológico é o mais indicado”, afirma a coordenadora.
A especialista explica que a escolha do tipo de exame depende da análise de risco da pessoa. Ela garante que todos os CTAs têm estrutura para absorver a demanda.

Investimento

No lançamento da campanha, na manhã de ontem, o secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge de Souza, anunciou a publicação de um edital de seleção pública para investimento de R$ 3 milhões em projetos de organizações não-governamentais (ONGs) que trabalham com a prevenção e promoção da qualidade dos portadores de HIV. “O investimento é 200% maior do que em anos anteriores”, diz Fernanda.