quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

CCJ analisa unificação do 190 para atender qualquer emergência

Ilustração: Blog da Renata

A Comissão de Constituição e Justiça vai decidir se será feita a unificação de todos os números de emergência num único número. A proposta (PL 175/11) do deputado Antonio Carlos Mendes Thame, do PSDB de São Paulo, recebeu substitutivos que preveem que a Agência Nacional de Telecomunicações é que deverá decidir quais os serviços deverão ser unificados no número 190.
Hoje, o usuário usa 190 para polícia militar, 192 para atendimento médico de emergência, 193 para bombeiros, 199 para defesa civil, 147 para polícia civil, 181 para disque-denúncia e assim por diante. Para a deputada Keiko Ota, do PSB paulista, relatora da proposta na Comissão de Segurança Pública, a medida visa salvar vidas.
"O objetivo maior é salvar vidas, dar atendimento rápido para que mais vidas sejam salvas"
O médico Sérgio Timmerman, diretor do Departamento de Treinamento e Pesquisa em Reanimação do Instituto do Coração e diretor-presidente da Fundação Interamericana do Coração, explica que a unificação de todos os números de emergência é uma tendência mundial. Mas adverte que os operadores desse número devem estar preparados para fazer rapidamente os atendimentos. Ele acredita que o sistema de diversos números é muito complexo. Sérgio Timmerman contou que, ao participar de uma conferência, numa plateia de profissionais de saúde, nem todos sabiam que número discar em caso de emergência médica.
"Em todos os lugares em que foi adotado um número único, nós vemos um ganho muito grande para a população em termos de agilidade. Em termos de saúde, eu diria para você que tempo é vida e, muitas vezes, quando temos um número único, nós conseguimos, inclusive, salvar vidas"
Caso seja aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça, o projeto que determina a unificação de todos os números de emergência, segue para análise do Plenário da Câmara.
De Brasília, Vania Alves

Nenhum comentário: