quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Minas anuncia investimento de R$ 187 milhões no transporte público da Grande BH

CIDADES
30/01/2013 14h58

DA REDAÇÃO
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FOTO: LÚCIA SEBE / IMPRENSA MG
Concessionárias investirão R$ 200 milhões na aquisição de ônibus adequados
O governador Antonio Anastasia lançou, nesta quarta-feira (30), no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o Projeto Terminais Metropolitanos de Integração. O objetivo é melhorar o transporte público de passageiros e aumentar a mobilidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), reduzindo o tempo de viagens e encurtando as distâncias. Serão anunciados investimentos da ordem de R$ 187 milhões feitos pelo Governo de Minas no programa.
Durante a solenidade o governador assinou despacho governamental determinando à Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e ao Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais (Deop) que tenham por prioridade, no âmbito do Projeto Terminais Metropolitanos de Integração, a adoção de providências necessárias para a construção de terminais nos municípios de Contagem, Ibirité, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Sarzedo e Vespasino, além da construção e reforma de terminais em Belo Horizonte, contemplando ações de melhorias em seus entornos e vias de acesso.
“O tema metropolitano é fundamental, porque essa conurbação urbana que se espalha sem controle e sem identificar limites físicos concretos, aonde vai Belo Horizonte, Santa Luzia, Contagem, Betim, e as tantas cidades que integram a região e até o Colar Metropolitano significam uma nova realidade. Essa realidade não é fácil de ser gerida. Temos problemas de segurança, de saúde, de educação, de transporte, de resíduos, diversos temas que se estendem além do interesse municipal. O interesse não é só de Belo Horizonte, de Santa Luzia, de Contagem, mas na realidade é de todos que integram essa Região Metropolitana”, disse Anastasia.
Serão 13 terminais de integração na RMBH. Os locais para a construção dos terminais foram escolhidos tendo em vista reduções de percursos, tempo de viagem e número de veículos em circulação no centro da capital; minimização dos custos de obra e do impacto em áreas residências. Os usuários serão levados por linhas alimentadoras até os terminais, onde poderão optar por linhas expressas ou semiexpressas para chegar à região central da capital mineira.
O Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte está implantando o BRT. Desses 13 terminais, sete comporão o sistema BRT: Vilarinho, São Gabriel, Morro Alto, São Benedito, Justinópolis e Bernardo Monteiro (região hospitalar), além da atual rodoviária. As linhas troncais do BRT utilizarão os corredores que estão sendo construídos nas avenidas Antônio Carlos, Pedro I e Cristiano Machado. Ao longo destas avenidas serão instaladas estações, equipadas painéis informativos de chegadas e partidas dos ônibus e câmeras de vigilância. A validação do acesso é feito fora dos veículos em catracas de acesso às plataformas, que serão elevadas para um embarque em nível.
Os terminais serão construídos em Contagem nos bairros Darcy Ribeiro, Cidade Industrial e São Joaquim; no bairro Morro Alto, em Vespasiano; no bairro São Benedito, em Santa Luzia; em Justinópolis e no bairro Jardim Colonial, em Ribeirão das Neves; em Ibirité, em Sarzedo. Em Belo Horizonte será construído o Terminal Bernardo Monteiro, na Região Hospitalar e modernizados três (Vilarinho, São Gabriel e a atual rodoviária, que se transformará em um terminal central de BRT).
 
Agência Minas

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