sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Montadoras sugerem como serão as viaturas em 2025

Montadoras sugerem como serão as viaturas em 2025
A edição de 2012 do Los Angeles Auto Show começa na sexta-feira (30) e um dos principais momentos da feira é a revelação dos vencedores do concurso de design promovido anualmente pela organização. O tema desenvolvido pelos designers neste ano foi o projeto de uma viatura policial para o ano de 2025.

A tarefa foi repassada para projetistas de grandes montadoras de todo o mundo. Na base do desafio está imaginar as condições de mobilidade, tecnologia e tráfego de 2025, tudo em compasso com as evoluções sociais que podem acontecer até lá. Os designers precisaram pensar em projetos que fossem adaptáveis ao uso cotidiano de várias regiões diferentes.
Um dos projetos que chamou mais atenção, e ganhou destaque no The New York Times, foi o BMW E-Patrol Human Drone Pursuit Vehicle. A viatura teria à sua disposição robôs, que poderiam ser lançados pelos policiais em ações de perseguição e combate ao crime. A Subaru foi mais conservadora e apresentou o plano de um carro com capacidade autônoma de direção e que poderia navegar sobre a água. A Chevrolet desenvolveu uma proposta mais evoluída de um sistema de propulsão híbrido do atual Volt.
honda-chp-drone-squad[1]

Já a Honda, com seu CHP Drone Squad, prevê a viatura de 2025 mais como um robô do que como um veículo de transporte. Sem condutor, o automóvel se guiaria sozinho, seria capaz de rodar na rua e até mesmo voar. Um dos projetos aposta na permanência do elemento humano dentro da viatura, mas acredita que o policial do futuro será um servidor extremamente conectado a diversos bancos de dados ao mesmo tempo, todos em sincronia com os registros policiais de décadas da cidade.
Fonte: Techtudo

Nenhum comentário: