sexta-feira, 8 de março de 2013

Facebook revela a cara nova, com fotos e notícias maiores


REFORMA
Ideia da companhia é fazer com que as pessoas fiquem mais tempo na rede
Publicado no Jornal OTEMPO em 08/03/2013
FOTO: JEFF CHIU/ASSOCIATED PRESS
Novidade. Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, apresentou ontem a nova cara, na sede da empresa
Galeria de fotos
São Paulo. O Facebook apresentou ontem uma reforma visual com um novo feed de notícias (página onde são exibidas as atualizações dos amigos), no qual serão apresentadas fotografias maiores, e uma nova forma de apresentar vídeos e páginas compartilhados, que também ganharam maior destaque visual. O usuário passa a poder separar os posts de seus contatos por tipo de conteúdo: geral (inclui texto e links), fotografias, música e games.
A barra lateral foi simplificada: o Facebook eliminou o texto que descrevia as seções como feed de notícias, eventos e grupos e aumentou drasticamente o tamanho de seus ícones, dando a essa seção do site um ar de aplicativo para celular. Ali também aparecerão os contatos com quem o usuário mais troca mensagens.
As novidades estão sendo "gradualmente" introduzidas para os usuários do mundo todo a partir de hoje, na versão desktop (para computadores). Na página do novo feed, a empresa disponibilizou um botão para entrar na fila e experimentar primeiro a novidade.
Os aplicativos do Facebook para tablets e celulares terão acesso ao novo feed de notícias "ao longo 
das próximas semanas", segundo a companhia.
"Os usuários verão as mesmas histórias de antes, agora com uma cara renovada e com maior visibilidade para fotos, notícias, mapas e eventos" disse a empresa em comunicado. "Com o novo design, o Facebook passará a ter a mesma cara no celular, no tablet e na web".
Engajados. Com as mudanças, a empresa diz querer aumentar o "engajamento" dos usuários, ou seja, fazer com que eles passem mais tempo usando a rede social. "Queremos dar a todos no mundo o melhor jornal personalizado do mundo. Ele tem de ter fontes de informação de alta qualidade, novidades de seus amigos e família e divisão de conteúdo entre tópicos em que você pode se focar", disse Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Facebook, durante a apresentação das novidades.
No geral, o compartilhamento de conteúdo ficou mais rico visualmente. Agora, artigos da web e vídeos têm mais espaço, e há mais sobreposição de texto sobre as imagens para um uso inteligente da tela. Páginas curtidas, como a de artistas ou de empresas, passam a ter um espaço dedicado no feed de notícias, com as notícias mais populares recentemente.
O site Pinterest, de murais virtuais, passará a ganhar especial atenção na rede, com fotografias maiores e mais espaçadas entre si.

Nenhum comentário: