sexta-feira, 10 de maio de 2013

800 mil downloads depois, EUA banem arma feita com impressora 3D

Link havia sido disponibilizado na internet para que qualquer um construísse sua própria pistola
10 de Maio de 2013 | 11:00h






http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/800-mil-downloads-depois,-eua-banem-arma-feita-com-impressora-3d

Reprodução
Arma 3D
O projeto que permite a qualquer um fabricar armas de fogo utilizando impressoras 3D foi removido da internet a mando do Departamento de Defesa dos EUA. O órgão alega que o comércio viola os controles de exportação.
Disponibilizado esta semana, em apenas três dias o link registrou 800 mil downloads. Segundo a revista americana Forbes, até ontem, o Brasil aparecia como o terceiro país que mais baixou a arma imprimível, atrás de Estados Unidos e Espanha.
O projeto polêmico tem a autoria do grupo texano Defense Distributed, que pretende popularizar a produção de armas com ajuda da tecnologia. "Acho que muitos não esperavam que isto fosse possível", afirmou à BBC o estudante de direito da Universidade do Texas Cody Wilson, de 25 anos, que lidera o DD.
No início da semana, um vídeo mostrou ao mundo pela primeira vez a pistola em funcionamento. O dispositivo é feito quase todo em plástico, com exceção da agulha, uma pequena peça de metal que faz parte do mecanismo de disparo. A produção sai barata - já que a impressora usada custou US$ 8 mil - e acessível - a máquina foi comprada no eBay.

Nenhum comentário: