terça-feira, 21 de maio de 2013

Bolsa Família: beneficiários vão receber mensagens por celular

  • Caixa Econômica teve de antecipar pagamentos; cronograma voltou a ser seguido
Demétrio Weber (Email · Facebook · Twitter)

A ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, durante entrevista
Foto: O Globo / André Coelho
A ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, durante entrevista O Globo / André Coelho
BRASÍLIA - A Caixa Econômica Federal foi obrigada a montar um esquema de emergência para evitar que a correria às agências provocasse tumulto, no fim de semana. Com autorização do Ministério do Desenvolvimento Social, a Caixa liberou saques antecipados dos benefícios do Bolsa Família de sábado até as 6h da manhã desta segunda-feira. Puderam sacar todos os beneficiários que só teriam direito de receber o dinheiro ao longo desta semana.
Hoje, o cronograma prévio voltou a ser seguido e o saque só autorizado na data programada. Agências da Caixa foram abertas mais cedo e funcionários foram para as filas tentar orientar os beneficiários. O programa atende 13,8 milhões de famílias pobres e miseráveis, repassando cerca de R$ 2 bilhões por mês. O calendário distribuído no início do ano estabelece as datas de liberação do dinheiro, conforme o número do cartão do beneficiário. Todo mês, os pagamentos são feitos ao longo de dez dias, para evitar filas.
A Polícia Federal abriu inquérito e vai ouvir os primeiros beneficiários que, no sábado, foram sacar o benefício, para tentar descobrir a origem do boato. A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, disse que o governo quer entender como as informações falsas foram propagadas para evitar a repetição do problema.
— A grande preocupação nossa, a grande preocupação da presidente, a grande preocupação de todo o governo, da Caixa, é criar mecanismos para que isso nunca volte a acontecer, porque realmente pessoas foram muito prejudicadas — disse.
Segundo ela, ainda hoje a Caixa começaria a enviar mensagens de texto aos beneficiários que têm celular para informar que o programa não será interrompido. Em outra frente, Tereza participará nesta terça-feira do programa semanal de rádio “Bom dia, ministro”, que será dedicado a esclarecer a população.
— Isso nunca aconteceu. Temos dez anos de programa, nunca tivemos um episódio dessa natureza.
A ministra disse que, em média, cerca de 100 mil a 200 mil saques são feitos aos sábados, tanto em lotéricas quanto em máquinas da Caixa. No último sábado, porém, esse número chegou a 500 mil. Somando os saques realizados no domingo, cerca de 900 mil pessoas foram às lotéricas e agências, causando muitos tumultos.
Tereza explicou que, para evitar confusão ainda maior no fim de semana, a Caixa autorizou o saque antecipado de quem, em tese, só poderia receber o dinheiro nos dias seguintes. O calendário de pagamento vai até 31 de maio. Hoje, segundo a ministra, cerca de 450 mil pessoas tinham ido pegar o benefício até o meio-dia. A Caixa informou em nota que o movimento de clientes foi atípico no fim de semana em agências de 13 estados: Pará, Piauí, Paraíba, Bahia, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Amazonas, Tocantins e Rio.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/bolsa-familia-beneficiarios-vao-receber-mensagens-por-celular-8448077#ixzz2TwrymqKN
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário: