sexta-feira, 3 de maio de 2013

Faltando 13 meses para a Copa do Mundo, imprensa britânica destaca violência no Brasil Jornal fala sobre problemas como tráfico de drogas e assaltos nas capitais nacionais



Alexandre Carneiro - Estado de Minas
Publicação: 03/05/2013 09:02 Atualização: 03/05/2013 11:02

 (Daily Mail/Reprodução)
 “Crianças que portam armas pelas favelas de Salvador: imagens chocantes mostram o duelo de traficantes nas ruas do Brasil”. Este é o título de uma matéria publicada pelo jornal britânico Daily Mail, destacando os graves problemas de segurança pública que assolam a maior cidade do nordeste do país. A reportagem salienta ainda que a capital baiana é uma das sedes da Copa do Mundo 2014, com direito a estádio para 56,5 mil pessoas e expectativa de receber centenas de milhares de turistas.
 Saiba mais...
A reportagem do Daily Mail é ilustrada com fotos de megaoperações policiais realizadas em Salvador. As imagens mostram corpos de vítimas de tiroteios, policiais andando em frente a paredes crivadas de balas e menores de idade portando armas. No texto, a reportagem cita o frequente envolvimento de crianças e adolescentes na criminalidade e fala que é comum o domínio de traficantes nas comunidades carentes. Por fim, o material menciona a prática de crimes como sequestros-relâmpagos e assaltos a mão armada.
 O Daily Mail afirma que Salvador vive uma onda de violência. Segundo a assessoria da Polícia Civil da Bahia, várias ações estão sendo realizadas na capital do estado para coibir a criminalidade. Há cerca de uma semana, uma megaoperação envolvendo 200 homens resultou na prisão de 12 pessoas e na apreensão de quatro adolescentes. Foram recolhidas armas e drogas, entre crack, cocaína e maconha.
 Não é a primeira vez que a imprensa internacional relaciona a violência à realização da copa do Mundo no Brasil. Operações policiais em São Paulo e incidentes envolvendo assaltos a turistas no Rio de Janeiro também serviram de tema para reportagens em veículos de outros países.

Nenhum comentário: