sexta-feira, 24 de maio de 2013

Viaturas das polícias Civil e Militar do Acre são abandonadas

Maior parte da frota atual é composta por carros locados.
Carros abandonados não têm condições de uso, diz secretário.

Rayssa Natani Do G1 Acre
Viatura Polícia Militar (Foto: Rayssa Natani/G1) 
Viaturas da Polícia Militar ocupam espaço na Unidade Penitenciária 4. (Foto: Rayssa Natani/G1)
Viaturas das Polícias Civil e Militar do Acre estão abandonadas em garagens em Rio Branco. Muitas delas ocupam parte da Unidade Penitenciária 4, conhecida como Papudinha. Mesmo com tantos veículos parados, a maior parte da frota policial atualmente é composta por veículos locados.





Segundo Major Luzelândio Freitas, chefe da Divisão de Logística da Polícia Militar, nenhuma das viaturas da garagem está em condições de uso. Ele explica que a política de locação foi adotada há quatro anos. "É uma política de estado onde foi determinado que é financeiramente mais vantajoso para a administração pública locar o veículo, já que a manutenção de peças é feita pela própria empresa", afirma.
Major Freitas diz que a vida útil das viaturas é reduzida pela utilização constante. "O carro roda todos os dias e entra em diversos locais, às vezes de difícil acesso. A manutenção, muitas vezes, sai muito mais cara do que a compra de um veículo novo", comenta.
Assim como Major Freitas, o secretário de Polícia Civil do Acre, Emylson Farias, não pode precisar o número exato de viaturas que compõem a frota. Porém, os dois explicaram que o tempo de vida útil de uma viatura de polícia é de no máximo três anos. "A maior parte desses veículos que estão parados têm pelo menos dez anos de uso", diz o secretário.
Ainda assim, o secretário admite que o local ocupado pelos carros não utilizados é impróprio, mas garante que todos estão em processo de deslocamento para o lugar adequado. "Não é para estar mais nem lá. As viaturas estão passando por perícia e depois vão para o que a gente chama de cemitério, onde ficam os bens do estado que não são mais aproveitados", explica.
Viaturas da Polícia Civil abandonadas
  (Foto: Rayssa Natani/G1)
Viatura Polícia Civil (Foto: Rayssa Natani/G1)Leilão
Ainda segundo Major Freitas, os carros da Polícia Militar estão em processo de descarga para futuro leilão. "Essas viaturas não servem mais para o uso da polícia, estão em processo de descarga para um futuro leilão. A questão é que trata-se de um processo administrativo de um bem público e é demorado", acrescenta.

Para o secretário Emylsom Farias, dificilmente os carros da Polícia Civil serão vendidos.  "O leilão dificilmente vai encontrar comprador para essas viaturas. Mas toda a parte funcional é aproveitada por outro veículo da polícia que necessite", garante.

Viatura Polícia Civil (Foto: Rayssa Natani/G1) 
 
Carros não são mais utilizados pela Polícia Civil (Foto: Rayssa Natani/G1)
 

Nenhum comentário: