terça-feira, 29 de outubro de 2013

China exibe frota submarina em nova demonstração de força

29/10/2013 13:50 - Atualizado em 29/10/2013 13:50

AFP



AFP
China exibe frota submarina em nova demonstração de força
Marinheiros fazem exibição de submarino nuclear chinês
PEQUIM - A China revelou imagens de sua frota secreta de submarinos nucleares, em uma demonstração de força que os meios de comunicação públicos justificam em nome das disputas marítimas entre Pequim e seus vizinhos.
Alguns jornais oficiais dedicaram nesta terça-feira a primeira página à frota de submarinos chineses e a televisão centrou boa parte de seus noticiários durante dois dias nas manobras destes aparelhos.
Além da economia, "a supremacia chinesa se reflete na posse de um arsenal de segundo ataque (capacidade de resposta) crível. O que alguns países não levam suficientemente em consideração quando elaboram sua política em relação à China", considerou o Global Times em um editorial.
Diante da atitude impertinente destes países, "a China deve mostrar claramente que o único caminho consiste em não desafiar os interesses fundamentais chineses", acrescenta o jornal oficial, conhecido por seu tom nacionalista.
"Desenvolver uma força de submarinos nucleares constitui um aspecto desta estratégia", acrescentou. "Talvez isto forneça água ao moinho dos que especulam sobre 'a ameaça chinesa', mas os benefícios superarão de longe a confusão da opinião pública" fora do país.
Nos últimos dias subiu o tom entre Pequim e Tóquio por ilhas do mar da China oriental, o arquipélago das Senkaku, administrado pelo Japão, mas reivindicado pela China sob o nome de Diaoyu.

Nenhum comentário: