quarta-feira, 30 de outubro de 2013

No Senado, Lula homenageia Sarney e critica a imprensa que “avacalha a política”

Ex-presidentes foram condecorados por contribuição à Constituição, que completou 25 anos

Kamilla Dourado, do R7, em Brasília
Lula disse que Sarney 'não criou qualquer dificuldade' à Constituinte Zeca Ribeiro/29.10.2013/Câmara dos Deputados
O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva participou de cerimônia no Senado Federal nesta terça-feira (29) e homenageou o senador José Sarney (PMDB-AL) durante sessão especial em comemoração aos 25 anos da Constituição Federal. Lula elogiou o trabalho de Sarney, presidente do País durante a elaboração da Carta Magna.  
— Eu quero colocar a sua presença na Presidência neste período em total igualdade com Ulysses Guimarães. Porque, em nenhum momento, mesmo quando o senhor era provocado dentro do Congresso Nacional, o senhor levantou um único dedo e uma única palavra para criar qualquer dificuldade ao trabalho da Constituinte, que certamente foi o trabalho mais extraordinário do Congresso Nacional.   
Ao lembrar o trabalho do ex-presidente Sarney, Lula defendeu a política e, mais uma vez, criticou a imprensa.
— Se a população brasileira lesse a biografia de personalidades como Juscelino Kubitschek e lesse todas as biografias de políticos, possivelmente as pessoas não iriam desprezar a política e, muito menos, a imprensa avacalharia a política como avacalha hoje.   
O senador José Sarney (PMDB-AP) e o petista foram condecorados “pela promoção da cidadania e do fortalecimento das instituições democráticas". Ao receber a medalha, Sarney relembrou o processo de criação e aprovação da Constituinte.   
— Quem era atento aos detalhes percebeu que minhas mãos tremiam ao jurar a Constituição da República. Eu sabia a carga histórica que estávamos vivendo naquele momento.   
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não compareceu ao evento por motivo de saúde. O senador e também ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL) também não participou da cerimônia e mal foi citado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).  
Os atuais senadores que participaram da Assembleia Nacional Constituinte também foram homenageados, além do relator-geral da Constituinte, o ex-senador Bernardo Cabral.
Entre os outros homenageados estão a cantora Fafá de Belém, representando os artistas que mobilizaram o povo pela convocação da Constituinte; o jornalista Rubem Azevedo Lima, representando a imprensa; e o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) que, embora não tivesse mandato à época, atuou na defesa de emendas de iniciativa popular.  
O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN); e o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), que foram constituintes, também foram condecorados.

Nenhum comentário: