22/10/2013 17:17 - Atualizado em 22/10/2013 17:17
As falhas e o precário atendimento do serviço
190, da Polícia Militar (PM), resultaram em uma audência pública que
foi realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta
terça-feira (22). De acordo com dados da Ouvidoria da PM, as reclamações
sobre o atendimento teve um aumento de 54% em relação ao ano passado.
Em 2012, foram registrados 71 reclamações. Até setembro deste ano, o
número saltou para 111, segundo o ouvidor Rodrigo Xavier da Silva. Para
ele, o problema é ocasionado pela sobrecarga de trabalho dos servidores
civis e militares que atuam no Centro Integrado de Comunicações
Operacionais (Cicop), setor responsável
pelo atendimento pelo 190. “Isso está trazendo um grande transtorno
psicológico aos atendentes”, afirmou o subtenente Luiz Gonzaga Ribeiro,
da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros de Minas Gerais (Aspra).
Para ele, o problema também está na falta de pessoal e, ponderou, que
no ano passado foram contratados 1.500 policiais para o serviço. No
entanto, 1.300 se aposentaram. Atualmente, o atendimento é feito por 283 servidores civis, contratados por meio da empresa MGS. Esse trabalhadores em quatro turnos, de seis horas cada.
A reunião foi solicitada pelo deputado Sargento Rodrigues (PDT).
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