sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Testículo grande é sinônimo de infidelidade, afirma estudo

Primatas

Fêmea também prefere os maiores devido a maior chance de fertilização


Mideast Lebanon Smoking Chimpanzee
Instinto. Chimpanzés, principalmente os Bonobos, costumam ter grandes testículos e se acasalam em grandes grupos
PUBLICADO EM 31/01/14 - 04h00
O tamanho do testículo de um macho pode indicar grande potencial de infidelidade. Segundo um estudo realizado por cientistas da Universidade de Oslo, na Noruega, os primatas que possuem esse órgão em maiores proporções são mais propensos a ser infiéis.
Segundo o professor Petter Bockman, que participou dos trabalhos, também é possível determinar o grau de fidelidade da fêmea olhando para o tamanho dos testículos do homem. A menos fiel terá macho com testículos maiores.
“Se o macho vai apenas fertilizar a fêmea e não tem nenhum competidor, ele precisa apenas de uma quantidade suficiente de espermatozoide que atinja o óvulo. Se a companheira está ao lado, é inteligente da parte dela optar por algo que ofereça uma maior quantidade de sêmen”, disse o pesquisador ao jornal “The Telegraph”.
Isso ocorre pois há um fluxo mais abundante de sêmen em testículos maiores. Aqueles que deixam a maior quantidade de esperma têm a maior chance de gerar descendentes.
Bockman alerta que os chimpanzés Bonobos têm grandes testículos e costumam acasalar em grandes grupos, diferentemente, por exemplo, dos gorilas – cujos órgãos são menores que o dos seres humanos.
Expectativa de vida
Segundo a pesquisa, animais com curta expectativa de vida podem ter grandes testículos. É o caso dos gafanhotos. Neles, o órgão ocupa metade da massa corporal. Nos ouriços-do-mar, o exemplo se repete.
“Os testículos dos ouriços são ainda maiores. Eles desovam diretamente no oceano, para aumentar a chance de fertilizar os óvulos. Na pratica, os ouriços-do-mar são enormes testículos com um pouco de casca em torno dele”, explica Bockman.
Método
No estudo feito nos EUA, 70 casais com filhos tiveram que preencher um questionário sobre a partilha de tarefas dentro de casa.
Tamanho do órgão interfere no comportamento humano
O tamanho dos testículos está refletido no cuidado que os homens têm com os seus filhos. Quem tem os órgãos sexuais menores é, provavelmente, um pai mais protetor, segundo um estudo da Universidade de Emory, nos EUA.
Já homens com testículos maiores, além de menos protetores, têm maior probabilidade de viver experiências como o divórcio e a poligamia. “Nos homens com testículos pequenos há uma zona do cérebro que fica mais ativa só de olharem para fotos do próprio filho”, explica Jennifer Mascaró, uma das responsáveis pelo estudo.
A relação entre o tamanho dos testículos e a preocupação com os filhos não é, ainda assim, totalmente certa em todos os casos. “As influências ambientais podem alterar a biologia.
Sabemos, por exemplo, que os níveis de testosterona caem quando os pais se envolvem mais”, disse o antropólogo James Emory Rilling.

Nenhum comentário: