09/10/2014 18:25 - Atualizado em 09/10/2014 18:25
Alagoas 24 horas/Divulgação
Em operação há três anos em Maceió, o VLT é uma das opções para transporte de massa
O traçado e a tecnologia que será empregada no futuro transporte
Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no Vetor Norte de Belo Horizonte foram
definidos pelo Governo do Estado, na tarde desta quinta-feira (9).
Porém, a obra ainda deverá demorar cerca de dois anos para sair do
papel.
As sugestões foram apresentados por meio de propostas enviadas de
quatro empresas, que participaram do Procedimento de Manifestação de
Interesse (PMI), publicado em 2 de junho deste ano.
As empresas empresas interessadas em continuar participando do PMI
terão até junho de 2015 para apresentar estudos complementares de
demanda, engenharia e infraestrutura, impacto urbanístico, social e
ambiental, além de modelo econômico-financeiro e plano de negócios.
As informações são necessárias para se conhecer os custos do projeto e
posterior lançamento dos editais de concorrência, para contratação de
empresas para construção, manutenção e operação do novo sistema de
transporte. Segundo a Secretaria de Estado de Transporte e Obras
Públicas (Setop), somente após a conclusão dos estudos complementares
será possível lançar a licitação para a elaboração do projeto executivo
da obra, que deverá ocorrer somente no segundo sementre de 2015. O
processo deverá durar cerca de um ano, para só então, um novo edital
definir que executará a intervenção, que ainda não tem valor definido ou
estimado.
TRAÇADO
Segundo a Secretária de Estado de Governo, o trajeto partirá da
Rodoviária de Belo Horizonte, no Centro, e seguirá pela Via Expressa
Leste-Oeste, no sentido Bairro Carlos Prates. Chegará ao bairro Padre
Eustáquio e alcançará a avenida Pedro II, seguindo até o Anel
Rodoviário. De lá, passa pela avenida Tancredo Neves até chegar próximo
da orla da Lagoa da Pampulha. Depois, o veículo irá até o bairro Pio XII
depois acompanha leitos de córregos até a avenida Vilarinho. Em
seguida, vai até a avenida Baleares e depois a alameda José Alkimin, no
bairro Morro Alto, próximo a Cidade Administrativa.
A partir daí, o modal seguirá dois trajetos, um para o Aeroporto de
Confins, acompanhando a MG-010 e o outro para o Aeroporto da Pampulha,
passando pela Estação Vilarinho e pelo Bairro Planalto.
TECNOLOGIA
Segundo o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), o VLT terá
que ser preferencialmente em nível com as vias existentes; ser segregado
do sistema de transporte atual, com vias exclusivas e ser conectado, a
partir do Centro de Belo Horizonte ao Aeroporto de Confins, sem
necessidade de baldeação.
Segundo o governador Alberto Pinto Coelho, o transporte leve sobre
trilhos deverá integrado ao Move, às linhas de ônibus convencionais
existentes na região e ao próprio metrô, observando os projetos de sua
expansão.
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