segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Bem Estar explica o que fazer em casos de emergência de saúde

28/12/2015 10h35 - Atualizado em 28/12/2015 11h54

Em caso de infarto, engasgo ou outro acidente, é importante agir rápido.
Acidentes acontecem, na maior parte dos casos, dentro de casa.

Do G1, em São Paulo
Você sabe o que fazer se alguém ao seu lado tiver uma parada cardíaca? O Bem Estar desta segunda-feira (28) explica como agir nesses e outros casos de emergência em saúde. A fisioterapeuta Juliana Bergamini e o cardiologista Martino Martinelli ajudam a tirar as principais dúvidas sobre o assunto.
Infarto e parada cardíaca
O coração bombeia sangue para todo o corpo por meio das coronárias. O infarto ocorre quando um ou mais desses vasos sofre uma obstrução. A pessoa sente dor no peito e a falta de irrigação sanguínea leva à morte do músculo cardíaco.
Em caso de infarto, é importante agir rapidamente. A primeira coisa a se fazer é chamar o serviço de emergência (192). Em seguida, deve-se começar as manobras de reanimação.
Com as mãos espalmadas e trançadas para dar mais peso, pressiona-se o tórax exatamente no meio de uma linha imaginária traçada entre os dois mamilos. A frequência de compressão mínima é de 100 por minuto; a profundidade de compressão mínima de 5 cm em adultos. Deve ocorrer o retorno total do tórax após cada compressão, evitar interrupções nas compressões torácicas e excesso de ventilação.
Engasgo
Já em casos de engasgos graves, quando há obstrução das vias aéreas, o socorrista pode recorrer à manobra de Heimlich. Para realizá-la, fique em pé atrás da vítima com os braços ao redor da cintura dela. Feche uma das mãos em forma de punho e coloque o punho com o lado do polegar contra o abdômen da vítima. Em seguida, posicione a outra mão sobre a que está fechado e a pressione contra o abdômen em movimentos rápidos, para dentro e para cima.
 

Nenhum comentário: