quinta-feira, 3 de março de 2016

BH terá protesto ampliado no dia 13

Pauta

Na praça da Estação, movimentos terão palestras, shows de música e contarão com “food trucks”

Insatisfação. Manifestantes voltarão à Praça da Liberdade, para pedir impeachment de Dilma
PUBLICADO EM 03/03/16 - 03h00
 
Com o objetivo de ampliar o público e a área dos protestos do dia 13 de março, uma série de entidades e movimentos pretende realizar, também no domingo, um ato na praça da Estação, no centro de Belo Horizonte. A atividade está programada para começar às 14h, após o fim do protesto contra a presidente Dilma Rousseff (PT) na praça da Liberdade.
Uma das coordenadoras da manifestação, a advogada e professora Carolina Antunes, 37, explica que a intenção é atuar de forma complementar ao protesto da praça da Liberdade e aproveitar a facilidade de acesso ao local pelo transporte público para contar com participantes que não irão ao protesto feito em uma área nobre da cidade.
Mesmo sem projetar o número de manifestantes, a advogada acredita que o ato na praça da Estação terá o mesmo número de pessoas do ato da praça da Liberdade. “Vamos apresentar um projeto. Idealizamos dez ações para renovar o Brasil. A ideia é convidar as pessoas para retomar, para suas mãos, o poder de modificação e de mudança. Para isso, precisamos contaminar as pessoas com o espírito de cidadania”, explica.
As reivindicações vão desde a redução da carga tributária até a reformulação da educação, passando pela reforma da Previdência e pela redução do número de ministérios. Entretanto, o movimento não reivindica, de forma direta, a saída da presidente Dilma Rousseff.
Carolina explica que a avaliação do grupo é a de que o “fora Dilma” já foi assimilado pela população e que o momento é de apontar soluções e dar esperanças ao povo. “Agora, depende do Judiciário, do Ministério Público Federal, do Sérgio Moro e do Congresso. Nosso papel na rua já foi feito, que foi o de fomentar o impeachment. Agora é hora de mostrar que podemos salvar o Brasil e como isso pode ser feito”, argumenta.
Carolina afirma que os grupos que organizam o protesto contra Dilma não se opõem ao ato programado para a parte da tarde pelos movimentos Revoltados Online, Brava Gente, Indignados, Nas Ruas e da Igreja Batista da Lagoinha.
Atrações. Entre as diferenças do protesto marcado para a praça da Liberdade, está a realização de shows na praça da Estação, as palestras e a presença de food trucks. A jornalista Joice Hasselmann, opositora ao governo, planeja fazer um discurso no trio elétrico da Banda Mole.
Além das apresentações dos bonecos infláveis do Pixuleko, da Dilma e do Pilantrel, o evento contará com o pato gigante da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). “Estamos com um projeto de levar um boneco em um caminhão, da praça da Liberdade até a praça da Estação”, diz. A intenção é que parte dos manifestantes faça o trajeto entre os dois protestos.
Impeachment
Questionamento. Em meio às mobilizações, as discussões sobre o impeachment prosseguem. Ontem, o procurador geral da República, Rodrigo Janot, defendeu que o Supremo rejeite o recurso apresentado pelo comando da Câmara questionando o rito para o processo. Segundo Janot, a ação da Mesa Diretora da Câmara não tem embasamento jurídico que justifique ser analisada.

Nenhum comentário: