sexta-feira, 4 de março de 2016

Imprensa internacional destaca operação na casa de Lula

04/03/2016 09h18 - Atualizado em 04/03/2016 09h23

Polícia deflagra nova fase da Lava Jato na casa do ex-presidente.
Lula e presidente do Instituto Lula são alvos de condução coercitiva.

Do G1, em São Paulo
A 24ª fase da Operação Lava Jato é destaque na imprensa internacional nesta sexta-feira (4). A operação ocorre na casa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Bernardo do Campo, e em outros pontos em São Paulo, no Rio de Janeiro e na Bahia. O Instituto Lula também é alvo da ação da PF.
O ex-presidente é alvo de um dos mandados de condução coercitiva e será levado para prestar esclarecimentos, segundo a Polícia Federal. Às 8h41, ele foi levado para depor à PF em um carro descaracterizado e foi levado até o Aeroporto de Congonhas. Às 8h51, ele prestava depoimento dentro do aeroporto.

A rede britânica "BBC" destaca que o presidente foi levado a prestar depoimento na operação Lava Jato, que investiga acusações de corrupção e lavagem de dinheiro na Petrobras.
Operação envolvendo Lula é destaque na BBC (Foto: Reprodução/BBC)Operação envolvendo Lula é destaque na BBC (Foto: Reprodução/BBC)
A "Bloomberg" afirma que o mandado de busca na casa de Lula é "o toque mais dramático até agora em um escândalo de corrupção que chacoalha a nação e está se aproximando do centro de poder do país.".
Operação envolvendo Lula é destaque na Bloomberg (Foto: Reprodução/Bloomberg)Operação envolvendo Lula é destaque na Bloomberg (Foto: Reprodução/Bloomberg)
O também britânico "The Independent" também aponta que o Brasil foi "chacoalhado" pelo crescente escândalo na Petrobras, "que envolve dúzias de membros de seus negócios e o 'establishment' político e que pode implicar Lula".
Operação envolvendo Lula é destaque no The Independent (Foto: Reprodução/The Independent)Operação envolvendo Lula é destaque no The Independent (Foto: Reprodução/The Independent)
O jornal "Clarín", da Argentina, destaca que a operação da Polícia Federal na casa de Lula é “um marco da investigação da megafraude na estatal Petrobras”.
“A Justiça emitiu uma ordem de condução coercitiva a Lula da Silva para a sede da Polícia Federal em São Paulo onde será questionado sobre sua relação com uma casa de campo e um apartamento de frente para o mar, ambos no estado de São Paulo”, diz trecho da reportagem.
Site do Clarín destaca ida da PF na casa de Lula em São Bernardo; notícia é manchete do site  (Foto: Reprodução)Site do Clarín destaca ida da PF na casa de Lula em São Bernardo; notícia é manchete do site (Foto: Reprodução)
No americano "The New York Times", a operação foi chamada como "urgente" em sua página de internet. A publicação ressalta que Lula tem sido envolvido em uma série de problemas legais relacionados, principalmente, a suas ligações próximas com construtoras que lucraram com contratos governamentais.
O jornal aponta ainda que o crescente escrutínio do ex-presidente tem levado a protestos de seus apoiadores.
Operação envolvendo Lula é destaque no New York Times (Foto: Reprodução/NYT)Operação envolvendo Lula é destaque no New York Times (Foto: Reprodução/NYT)
 

Nenhum comentário: