quarta-feira, 6 de abril de 2016

Repasse para educação é insuficiente para municípios

Falência múltipla

Transporte para alunos de zonas rurais e manutenção são comprometidos

PUBLICADO EM 06/04/16 - 03h00
Juiz de Fora, Montes Claros. As aulas de Kamily Vitória Pereira Neves, 12, começaram no dia 11 de fevereiro deste ano. Mas a certeza de que ela poderia frequentar a escola só veio quase um mês depois. É que ela mora no distrito Antônio Olinto, na zona rural de Montes Claros, e depende do ônibus pago pelo Estado, que atrasou a licitação. “Eu colocava o uniforme todo dia e vinha para estrada. Às vezes minha mãe arrumava carona, mas faltei muitas vezes porque não tinha ônibus”, conta Kamily Vitória. Esse é mais um reflexo dos orçamentos enxutos sobre a população.
O presidente da associação de moradores de Parque Verde, Clemente Soares Moreira, disse que o serviço só foi regularizado no dia 7 de março. “Muitas crianças ficaram sem ir à aula. Os alunos da prefeitura podiam entrar no ônibus porque o convênio municipal estava em dia, mas os da rede estadual não podiam usar o transporte. Se o Estado sabe quando a aula vai começar, tinha que planejar melhor o contrato, fazer aditivo”, conta.
A Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais explica que o transporte escolar costuma ser feito de forma compartilhada entre as prefeituras e o Estado, pelo Programa Estadual de Transporte Escolar (PTE). Entretanto, explica que a Prefeitura de Montes Claros, desde 2014, não renovou o convênio. A prefeitura esclarece que devido a constantes atrasos nos repasses para o pagamento desse serviço, optou por pagar diretamente os ônibus para os alunos da rede municipal.
A Secretaria de Educação transferiu para as escolas a contratação do serviço e disse que até março já haviam sido licitadas as rotas de 12 escolas do município e que o transporte estava sendo retomado gradativamente. Ainda segundo a secretaria, as escolas vão organizar a reposição do conteúdo perdido.
Atrasos como esse são reflexo de um orçamento mais enxuto e repasses insuficientes. O Fundo de Manutenção da Educação (Fundeb) para Minas, por exemplo, até subiu 3% de 2014 para 2015. Mas no mesmo período, a inflação subiu três vezes mais (10,6%).
Em Juiz de Fora, a falta de dinheiro fez os funcionários de uma creche fazerem uma rifa para arcar com reparos do piso de uma creche. “Um dos maiores problemas é que o prédio da creche tem mais de 30 anos e não tem manutenção como deveria. No ano passado, crianças tiveram muito problema respiratório. Aí chamamos a responsabilidade para nós. Promovemos uma rifa na comunidade e fizemos uma reforma, trocamos o piso. Levantamos mais de R$ 1.000 e compramos o material”, conta a assistente administrativo Lucimar Cândido de Souza.
Falta dinheiro até para capinar escolas

Betim
. Em Betim, a educação enfrenta sérios problemas da defasagem do piso salarial e falta dinheiro até para capina nas escolas. “As escolas têm recursos a receber, mas eles estão atrasados e a população às vezes nem percebe, porque as escolas resolvem internamente”, conta o coordenador do Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação (Sindute-Betim), Luiz Fernando de Souza.

No centro infantil Wilma da Costa Pinto, o mato já estava tão alto que um pai se ofereceu para capinar. “A diretora pagou do bolso dela alguns materiais e ele ficou um dia inteiro capinando”, conta a representante do Sindiute Ilza dos Santos.

A Secretaria Municipal de Educação de Betim informa que não houve redução dos serviços prestados, mas a capina segue um cronograma de atendimento para contemplar todas as instituições de ensino. Até o momento, 51 das 104 escolas já receberam os serviços. 
FOTO: UARLEN VALERIO
Crise na cidades polos de Minas Gerais norte de Minas
 
“Tive que pagar motorista para minha filha não perder muita aula. Se o governo está sem dinheiro, imagina eu? Estou muito pior” Cristiane Cardoso Soares Mãe da aluna Ana Clara Cardoso Nunes
Leia nesta quinta sobre os desafios para sair da ciranda da crise

Nenhum comentário: