sexta-feira, 1 de abril de 2016

Servidores da segurança fazem protesto no Centro de BH nesta sexta

Manifestação

Policiais militares e bombeiros reivindicam pagamento integral dos salários até o quinto dia útil e são contra o Projeto de Lei Complementar 275/2016, que tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília

PUBLICADO EM 01/04/16 - 16h05
Servidores da segurança pública realizam uma manifestação no Centro de Belo Horizonte, na tarde desta sexta-feira (1º), contra o parcelamento e escalonamento de salários praticado desde fevereiro pelo Governo do Estado. Eles também são contra o Projeto de Lei Complementar (PLC) 275/2016, que tramita na Câmara dos Deputados. O grupo se concentrou em frente a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), no bairro Santo Agostinho, região Centro-Sul da capital, e caminhou até a Praça da Liberdade, no bairro Funcionários.
Ao todo, são cerca de 2 mil policiais militares e bombeiros, conforme a assessoria de imprensa da própria PM, e entre 4 a 5 mil segundo organizadores. O objetivo da manifestação é pelo pagamento dos salários de maneira integral no quinto dia útil.
Além disso, o ato também é contra a aprovação do PLC 275. Pelo texto, em troca de desconto de 40% no pagamento mensal da dívida com a União, Estados devem fazer alterações na política do funcionalismo. Entre as ações estão o congelamento de salários por dois anos, proibição de novas contratações, a aprovação de nova Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e elevação de contribuição previdenciária.
Segundo o presidente da Associação dos Praças Policiais e Bombeiros Militares de Minas Gerais (Aspra/MG), sargento Marco Antônio Bahia, a intenção inicial era acampar na Praça da Liberdade, mas vai desistir da ação, para viajar para Brasília, para pressionar contra o PLC.
“Até agora o governador não chamou para conversar. Ele só chama para anunciar o parcelamento. Além disso, temos o PLC 275. Esse projeto é uma ação dele. Nossa luta é pela volta do pagametno no quinto dia útil, mas temos que nos focar para não deixar aprovar esse projeto em Brasília”, afirmou.
Segundo o presidente da Aspra, na próxima segunda-feira, quatro ônibus com servidores da segurança mineiros irão para Brasília, onde passarão a semana, pressionando pela não aprovação do PLC 275. “Cerca de 3 mil policiais militares vão aposentar nesse período de dois anos. Não vai haver reposição. Já temos um deficit de mais 9 mil de PMs. Imagina como vai ficar a segurança pública?”, questionou o sargento Bahia.
A reportagem procurou o Governo do Estado, que informou que a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) vai se posicionar por nota ainda nesta sexta-feira.
Trânsito
Em função do protesto, o trânsito ficou complicado no Centro de Belo Horizonte. O grupo saiu por volta das 15h da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e seguiu pelas avenidas Alvares Cabral e depois Bias Fortes, até a Praça da Liberdade. Congestionamentos foram registrados pela BHTrans em todas as vias próximas do protesto.

Nenhum comentário: