sexta-feira, 20 de maio de 2016

Fone de ouvido promete traduzir línguas em tempo real

Fone tradutor Pilot
Divulgação/Waverly Labs
Pilot: fone de ouvido promete colocar pessoas que não falem a mesma língua para conversar
São Paulo – Uma startup americana promete resolver um dos grandes problemas da humanidade: a dificuldade de se comunicar com pessoas que falam outras línguas. Isso, graças a um par de fones de ouvido inteligentes.
O produto foi batizado de Pilot pela sua desenvolvedora, a Waverly Labs—que fica sediada em Nova York. Visualmente, o Pilot é bem similar a outros fones que funcionam por bluetooth.
Publicidade
A diferença é que tem entre suas funções a habilidade de traduzir outras línguas. A empresa afirma que ele é capaz de fazer isso mesmo sem conexão com a internet, o que é interessante para pessoas que querem usar o gadget em uma viagem enquanto estão sem conexão com a internet.
As informações divulgadas pela empresa são poucas, mas ela promete divulgar mais detalhes técnicos em breve.
A partir de um vídeo de apresentação (que você vê no final deste texto), é possível deduzir que o Pilot funciona em parceria com um app. O smartphone, provavelmente, faz a tradução do que o fone capta e envia o áudio na língua nativa da pessoa de volta.
Não fica claro se é preciso usar dois smartphones ou se apenas um é capaz de lidar com a tradução para duas pessoas envolvidas na conversa.
No vídeo de apresentação, Andrew Ochoa, um dos fundadores da empresa, conta que teve a ideia de criar o Pilot depois de conhecer uma garota francesa—e ter tido dificuldades de conversar com ela.
Inicialmente, o produto será lançado com suporte para inglês, francês, espanhol e italiano. A empresa já disse que irá expandir as línguas, incluindo hindi, árabe, entre outras. O português, vale dizer, não foi citada pelos desenvolvedores.
O Pilot deve ser lançado neste ano, mas ainda não tem data certa. Antes disso, a Waverly Labs fará financiamento coletivo usando o site Indiegogo. O financiamento ainda não está no ar, mas deve iniciar em breve.
De acordo com o site ScienceAlert, o preço do produto final deverá ser algo entre 250 e 300 dólares. Quem apoiar o projeto no Indiegogo poderá conseguir um par de fones por 130 dólares.
Um pacote do Pilot deve vir com dois fones, para que seja possível manter uma conversa entre pessoas que falem as línguas que têm suporte pelo app.

Nenhum comentário: