sexta-feira, 20 de maio de 2016

Ministro da Justiça e ex-AGU participam juntos de evento em SC

20/05/2016 11h23 - Atualizado em 20/05/2016 13h16

Mais de 700 alunos da PRF se formaram nesta sexta-feira (20).
Para a tarde, está prevista visita à superintendência da PF na Agronômica.

Do G1 SC
Ministro Alexandre de Moraes participou de formatura da PRF (Foto: Fábio Cardoso/RBS TV)Ministro Alexandre de Moraes participou de formatura da PRF (Foto: Fábio Cardoso/RBS TV)
Na manhã desta sexta-feira (20), o novo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes (PSDB), e o ex-advogado geral da União (AGU) José Eduardo Cardozo participaram em Florianópolis da formatura de uma turma do curso de formação profissional da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Cardozo recebeu homenagem na cerimônia, pois ajudou a implementar a academia da PRF em Santa Catarina na época em que era ministro da Justiça. O evento ocorreu no Centro de Eventos de Canasvieiras, no Norte da Ilha.

A academia da PRF recebe recém-aprovados em concurso da PRF do Brasil inteiro para uma formação inicial de três meses, com aulas prática como defesa pessoal, tiro, direção e outras bem como aulas teóricas de Direito, Ciências Humanas, etc.

"Na solenidade estão sendo formados 779 alunos que, após a formatura, serão nomeados e a lotados como policiais rodoviários federais", explicou o inspetor da PRF, Adriano Fiamoncini.

À tarde, está prevista uma visita de Moraes à superintendência da Polícia Federal (PF).
779 alunos da PRF se formaram nesta sexta-feira (20) (Foto: Fábio Cardoso/RBS TV)779 alunos da PRF se formaram nesta sexta-feira (20) (Foto: Fábio Cardoso/RBS TV)
Saída do governo Dilma
José Eduardo Cardozo foi ministro da Justiça no governo Dilma Rousseff e  deixou  o cargo em meio ao processo de impeachment  da presidente na Câmara dos Deputados para assumir a Advocacia-Geral da União  (AGU) no fim de fevereiro .
No posto desde janeiro de 2011, Cardozo era um dos principais conselheiros políticos da presidente, mas vinha sofrendo pressão por parte do PT por não controlar as atividades da Polícia Federal, especialmente nas investigações da Operação Lava Jato.
Histórico no Direito e na política
Advogado constitucionalista, o atual ministro da Justiça Alexandre de Moraes já foi secretário de Justiça do governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB) e secretário do ex-prefeito de São Paulo  Gilberto Kassab (PSD).
Segundo Moraes, Temer é seu amigo  há mais de duas décadas. Ele é formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), de onde atualmente é professor associado, tendo sido chefe do Departamento de Direito do Estado entre 2012 e 2014. Também é professor titular da Universidade Presbiteriana Mackenzie e das Escolas Superior do Ministério Público de São Paulo e Paulista de Magistratura.

Pouco antes de assumir a Secretaria da Segurança, Moraes defendeu Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados, em uma ação sobre uso de documento falso em que conseguiu a absolvição do peemedebista.

Nenhum comentário: