02/05/2016 15h30
- Atualizado em
02/05/2016 15h30
Honda HR-V e Peugeot 2008 são os mais eficientes, segundo o Inmetro.
Dos 10 mais vendidos, apenas o Chevrolet Tracker não foi testado.
Os utilitários esportivos não estão entre os tipos de veículos mais
econômicos com relação a combustível. Após medições feitas pelo Inmetro,
nenhum SUV recebeu o selo Conpet, que indica alto grau de eficiência
energética.
Entre os 10 SUVs mais vendidos no primeiro trimestre de 2016, nenhum conseguiu classificação melhor que "C" no ranking geral.
Os destaques positivos foram para o Honda HR-V, que apresentou média melhor para as unidades equipadas com câmbio CVT, e para o Peugeot 2008, que poderia ter resultado ainda melhor não fosse a antiquada transmissão automática de 4 marchas.
Do lado negativo, o Hyundai Tucson conseguiu as piores notas possíveis (E/E), o que significa um consumo médio similar ao de superesportivos.
A Chevrolet entrou pela primeira vez na lista do Inmetro, mas o Tracker é o único SUV entre os mais emplacados que ainda não foi testado.
Os dados do Inmetro foram ajustados para simular condições normais de utilização, mas o instituto ressalta que o consumo percebido pelo motorista poderá variar para mais ou para menos, dependendo do modo de uso.
Confira abaixo quais são os SUVs mais econômicos entre os 10 mais vendidos até março, segundo a Fenabrave. O consumo médio indicado se refere ao ciclo combinado, uma média ponderada entre trecho urbano e de estrada.
Honda HR-V 1.8
7,5 km/l (etanol) e 11 km/l (gasolina)
EX, LX e EXL (CVT):
7,7 km/l (etanol) e 11,2 km/l (gasolina)
Classificação (categoria/geral): A / C
Peugeot 2008
7,7 km/l (etanol) e 10,8 km/l (gasolina)
Classificação (categoria/geral): A / C
Allure e Griffe 1.6 (automático):
7,2 km/l (etanol) e 10,1 km/l (gasolina)
Classificação (categoria/geral): B / C
Griffe THP 1.6 turbo (manual):
7,6 km/l (etanol) e 11,4 km/l (gasolina)
Classificação (categoria/geral): A / C
Ford EcoSport
7,5 km/l (etanol) e 10,9 km/l (gasolina)
Classificação (categoria/geral): A / C
SE e Freestyle 1.6 (PowerShift):
7,6 km/l (etanol) e 11 km/l (gasolina)
Classificação (categoria/geral): A / C
SE, Titanium e Freestyle 2.0 (Powershift):
7,2 km/l (etanol) e 10,4 km/l (gasolina)
Classificação (categoria/geral): A / C
Freestyle 4WD 2.0 (manual):
6,3 km/l (etanol) e 9,3 km/l (gasolina)
Classificação (categoria/geral): A / D
* Na lista do Inmetro, a versão Freestyle 4WD é considerada “fora de estrada”.
Jeep Renegade
7,0 km/l (etanol) e 10,1 km/l (gasolina)
Classificação (categoria/geral): B / C
Sport e Longitude 2.0 (AT): 10,3 km/l (diesel)
Classificação (categoria/geral): E / D
Trailhawk: 10,3 km/l (diesel)
Classificação (categoria/geral): A / D
* Na lista do Inmetro, as versões Sport e Longitude são consideradas utilitários esportivos compactos, enquanto a Trailhawk é “fora de estrada”.
Renault Duster
7 km/l (etanol) e 10 km/l (gasolina)
Classificação (categoria/geral): A / C
Dynamique 2.0 (manual):
6,8 km/l (etanol) e 9,8 km/l (gasolina)
Classificação (categoria/geral): A / C
Dynamique 2.0 (automático):
6,2 km/l (etanol) e 8,9 km/l (gasolina)
Classificação (categoria/geral): B / D
Dynamique 2.0 4x4 (manual):
6,5 km/l (etanol) e 9,5 km/l (gasolina)
Classificação (categoria/geral): A / C
* Na lista do Inmetro, o Duster é considerado um utilitário esportivo grande, não compacto. A versão Dynamique 4x4 é “fora de estrada”.
Mitsubishi Outlander
Classificação (categoria/geral): A / C
Hyundai ix35
Classificação (categoria/geral): A / D
Toyota SW4
Classificação (categoria/geral): D / E
SRV e SRX (automático): 9,6 km/l (diesel)
Classificação (categoria/geral): A / D
Hyundai Tucson
5,4 km/l (etanol) e 7,6 km/l (gasolina)
Classificação (categoria/geral): E / E
Chevrolet Tracker
Entre os 10 SUVs mais vendidos no primeiro trimestre de 2016, nenhum conseguiu classificação melhor que "C" no ranking geral.
Os destaques positivos foram para o Honda HR-V, que apresentou média melhor para as unidades equipadas com câmbio CVT, e para o Peugeot 2008, que poderia ter resultado ainda melhor não fosse a antiquada transmissão automática de 4 marchas.
Do lado negativo, o Hyundai Tucson conseguiu as piores notas possíveis (E/E), o que significa um consumo médio similar ao de superesportivos.
A Chevrolet entrou pela primeira vez na lista do Inmetro, mas o Tracker é o único SUV entre os mais emplacados que ainda não foi testado.
Os dados do Inmetro foram ajustados para simular condições normais de utilização, mas o instituto ressalta que o consumo percebido pelo motorista poderá variar para mais ou para menos, dependendo do modo de uso.
Confira abaixo quais são os SUVs mais econômicos entre os 10 mais vendidos até março, segundo a Fenabrave. O consumo médio indicado se refere ao ciclo combinado, uma média ponderada entre trecho urbano e de estrada.
Honda HR-V 1.8
Honda HR-V (Foto: André Paixão/G1)
EX (manual):7,5 km/l (etanol) e 11 km/l (gasolina)
EX, LX e EXL (CVT):
7,7 km/l (etanol) e 11,2 km/l (gasolina)
Classificação (categoria/geral): A / C
Peugeot 2008
Peugeot 2008 Griffe (Foto: Divulgação)
Allure e Griffe 1.6 (manual):7,7 km/l (etanol) e 10,8 km/l (gasolina)
Classificação (categoria/geral): A / C
Allure e Griffe 1.6 (automático):
7,2 km/l (etanol) e 10,1 km/l (gasolina)
Classificação (categoria/geral): B / C
Griffe THP 1.6 turbo (manual):
7,6 km/l (etanol) e 11,4 km/l (gasolina)
Classificação (categoria/geral): A / C
Ford EcoSport
Ford EcoSport 1.6 PowerShift (Foto: André Paixão/G1)
S, SE, Titanium e Freestyle 1.6 (manual):7,5 km/l (etanol) e 10,9 km/l (gasolina)
Classificação (categoria/geral): A / C
SE e Freestyle 1.6 (PowerShift):
7,6 km/l (etanol) e 11 km/l (gasolina)
Classificação (categoria/geral): A / C
SE, Titanium e Freestyle 2.0 (Powershift):
7,2 km/l (etanol) e 10,4 km/l (gasolina)
Classificação (categoria/geral): A / C
Freestyle 4WD 2.0 (manual):
6,3 km/l (etanol) e 9,3 km/l (gasolina)
Classificação (categoria/geral): A / D
* Na lista do Inmetro, a versão Freestyle 4WD é considerada “fora de estrada”.
Jeep Renegade
Jeep Renegade Longitude (Foto: Divulgação)
Sport 1.8 (manual):7,0 km/l (etanol) e 10,1 km/l (gasolina)
Classificação (categoria/geral): B / C
Sport e Longitude 2.0 (AT): 10,3 km/l (diesel)
Classificação (categoria/geral): E / D
Trailhawk: 10,3 km/l (diesel)
Classificação (categoria/geral): A / D
* Na lista do Inmetro, as versões Sport e Longitude são consideradas utilitários esportivos compactos, enquanto a Trailhawk é “fora de estrada”.
Renault Duster
Renault Duster 2016 (Foto: Divulgação)
Expression e Dynamique 1.6 (manual):7 km/l (etanol) e 10 km/l (gasolina)
Classificação (categoria/geral): A / C
Dynamique 2.0 (manual):
6,8 km/l (etanol) e 9,8 km/l (gasolina)
Classificação (categoria/geral): A / C
Dynamique 2.0 (automático):
6,2 km/l (etanol) e 8,9 km/l (gasolina)
Classificação (categoria/geral): B / D
Dynamique 2.0 4x4 (manual):
6,5 km/l (etanol) e 9,5 km/l (gasolina)
Classificação (categoria/geral): A / C
* Na lista do Inmetro, o Duster é considerado um utilitário esportivo grande, não compacto. A versão Dynamique 4x4 é “fora de estrada”.
Mitsubishi Outlander
Mitsubishi Outlander 2.2 Turbodiesel 2016 (Foto: Murilo Mattos/Divulgação)
4x2 2.0 (câmbio CVT): 9,7 km/l (gasolina)Classificação (categoria/geral): A / C
Hyundai ix35
Novo Hyundai ix35 (Foto: Divulgação)
6,5 km/l (etanol) e 9,3 km/l (gasolina)Classificação (categoria/geral): A / D
Toyota SW4
Toyota SW4 (Foto: André Paixão/G1)
SRX 4.0 (automático): 6,6 km/l (gasolina)Classificação (categoria/geral): D / E
SRV e SRX (automático): 9,6 km/l (diesel)
Classificação (categoria/geral): A / D
Hyundai Tucson
Hyundai Tucson (Foto: Peter Fussy / G1)
GLB e GLSB 2.0 (automático):5,4 km/l (etanol) e 7,6 km/l (gasolina)
Classificação (categoria/geral): E / E
Chevrolet Tracker
Chevrolet Tracker LT (Foto: Divulgação)
Não foi testado pelo Inmetro ainda.
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