sábado, 3 de setembro de 2011

Detidos em cidades de MG sem delegado de plantão são liberados

Estão na nova regra somente crimes com penas máximas de 4 anos de prisão.
Sindicato dos Delegados teme aumento da impunidade.

Do G1 MG
Uma nova regra publicada no Diário Oficial de Minas Gerais desta quinta-feira (31) determina que pessoas detidas em cidades que não possuem delegados de plantão nos fins de semana, feriados e no turno da noite dos dias úteis não sejam presas. A resolução diz que a Polícia Militar fica, agora, encarregada de fazer um boletim de ocorrência e lavrar um compromisso com o detido para que ele se apresente a uma delegacia no dia útil seguinte à detenção. Na sequência, a pessoa é liberada.
Os casos que se aplicam à nova resolução, segundo a Secretaria de Defesa Social, são os referentes a crimes com penas máximas de quatro anos de prisão como, por exemplo, estelionato, disparo de arma de fogo, furto simples e infrações à Lei Seca. Segundo o texto, os envolvidos vão ser intimados a comparecer à delegacia no dia útil seguinte à detenção sob pena do crime de desobediência. A vítima e possíveis testemunhas também deverão se apresentar no prazo previsto.
A justificativa para a adoção do novo procedimento é, segundo o governo, evitar o deslocamento de equipes da PM até uma delegacia em uma cidade próxima para encerrar a ocorrência. Com os PMs liberados desta função, o governo acredita que o combate à criminalidade possa ser intensificado.
O secretário de Defesa Social do estado, Lafayette Andrada, diz que a resolução não se aplica a casos de flagrantes. Mas, o texto publicado não deixa claro se a nova regra se aplica ou não a flagrantes, quando diz do processo que deve ser adotado pela Polícia Militar: “cientificar formalmente as partes envolvidas - acusados, vítimas e testemunhas- que estas deverão comparecer à Delegacia de Polícia competente, em dia útil”.
Para o Sindicato dos Delegados de Polícia de Minas Gerais, a medida fere o Código de Processo Penal Brasileiro e pode facilitar que muitos infratores se livrem da prisão. Segundo o diretor do sindicato, Ronaldo Cardoso, a resolução pode gerar uma “cadeia de impunidade”, já que, pela lei brasileira, a pessoa não é obrigada a criar uma prova contra si. Cardoso acredita que muitos dos detidos podem não se apresentar à delegacia, sob o risco de serem presas.
Fonte: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2011/09/detidos-em-cidades-de-mg-sem-delegado-de-plantao-sao-liberados.html

Nenhum comentário: